You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]-
dc.contributor.authorZivieri Neto, Orestes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:28:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:31Z-
dc.date.available2016-10-25T19:28:01Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationZIVIERI NETO, Orestes. Tempo e saberes: a constituição do professor experiente em matemática. 2009. 232 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e Universidade Federal de Rondonia, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101578-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101578-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal levantar os conhecimentos de base e ação dos professores (Ponte, 1997), ou de gestão da matéria ou de classe (Gauthier et al., 1998) em Matemática, para verificarmos, em sua trajetória, se o tempo determina mutações em seus fazeres diários e no nível de consciência que esses profissionais têm de sua articulação teórico-prática. O estudo objetiva, ainda, caracterizar o professor experiente que emerge da prática dos saberes amalgamados na experiência diária, a partir de suas fases da carreira docente. Esta investigação traz a perspectiva fenomenológica levada a efeito em três escolas públicas de um município do interior do estado de Rondônia e teve como participantes 04 professores de matemática de sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, dois desses professores com mais tempo de serviço, e dois com menos tempo. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos: biografia profissional construída a partir de depoimentos orais; observação participante de 71 aulas; e entrevista semi-estruturada decorrente da análise de suas biografias profissionais. As análises dos dados obtidos apontaram a influência do tempo, tanto no reservatório de saberes resultantes da experiência como na constituição do professor experiente em matemática. Foi verificado, ainda, que as fases da carreira docente - entre as fases de consolidação da carreira, quando se tem a formação de uma identidade profissional, e as fases subseqüentes até o desinvestimento - seriam caracterizadas como a zona de constituição dos professores experientes em matemática. Entre a diversificação vs. questionamento, serenidade/distanciamento afetivo vs conservadorismo, as crises e as “reposições” identitárias caracterizariam as habilidades de gestão de conteúdo e de gestão de sala de aula do professor experiente em matemática...pt
dc.description.abstractThis study aimed to raise the basic knowledge and action of teachers (Ponte, 1997), or management of the matter or class Gauthier et al. (1998) in mathematics, to verify in their trajectory, if the time determines changes in their daily doings and in the level of awareness that these professionals have in their theoretical-practical articulation. This study aimed also to characterize the experienced teacher that emerges from the practice of knowledge amalgamated in everyday experience, from their early career teachers. This research, based on a phenomenological approach, was carried out in three public schools in a municipality in the state of Rondônia. The participants were 04 mathematics teachers from sixth to the ninth grade of elementary school, two of those teachers with more seniority, and two with less time. Data were collected through the following instruments: professional biography built from verbal deposition, participant observation of 71 lessons, and semi-structured interview derived from the analysis of their professional biographies. The analysis of data showed the influence of time, both the reservoir of knowledge from experience in setting up the experienced teacher in mathematics. It was found also that the phases of the teaching profession - between stages of consolidation of his career, when you have the formation of a professional identity, and subsequent phases until the divestment - would be characterized as the zone of formation of the experienced teachers in mathematics. Among the diversification vs. questioning, serenity and emotional distance vs conservatism, crises and identity “re-positions would characterize the abilities of management of content and management of classroom of the experienced professor in mathematics. Finally, we have noted that the experienced teacher does not match the phase of disinvestment... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent232 f. : il. gráfs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTempopt
dc.subjectSaberes da experiênciapt
dc.subjectProfessor experientept
dc.subjectTimeen
dc.subjectKnowledge of experienceen
dc.subjectExperienced teacheren
dc.titleTempo e saberes: a constituição do professor experiente em matemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezivierineto_o_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000605427-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.