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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101596
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Lúcia de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Alves, Fernando Donizete | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:31Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:28:03Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:31Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:28:03Z | - |
dc.date.issued | 2008-04-10 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Fernando Donizete. O lúdico e a educação escolarizada da criança: uma história de (des)encontros. 2008. 214 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/101596 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101596 | - |
dc.description.abstract | Desde a consideração do ‘sentimento de infância’ que se concretiza por volta do século XVIII, o lúdico tem sido alvo de grande interesse, principalmente no campo da Educação. Nestes termos, é inevitável sua associação à educação escolarizada, particularmente da criança pequena. No Brasil, não é diferente, ou seja, é possível observar nas escolas de educação infantil brasileiras a presença do lúdico, concretizado nas brincadeiras, nos jogos, no contar e ouvir histórias. Se o lúdico é parte do cotidiano escolar da Educação Infantil cabe perguntar como ele tem sido acolhido na prática pedagógica? Sob esse questionamento, se funda esta pesquisa. Neste estudo questiona-se como o lúdico tem sido considerado e acolhido na escola de educação infantil brasileira. Parte-se da premissa de que a presença do lúdico na escola deveria se dar por seu valor educativo. Sustentada no referencial teórico psicanalítico, essa pesquisa reconhece no lúdico um rico espaço de aprendizagem para a criança, uma vez que mobiliza fantasias da ordem do erótico e do agressivo e faz delas alimento para a elaboração de um saber ao nível da razão, pela via da simbolização e da sublimação. Nisto consiste seu valor educativo, atuando em favor do processo secundário, ou seja, em favor do princípio de realidade. Nesses termos, assumir o lúdico como recurso educativo exige da escola o reconhecimento de que a educação é um processo que não se limita à intencionalidade consciente, mais que é indissociável da dimensão inconsciente, co-agente e co-produtor dos fazeres humanos. Assim, o objetivo dessa pesquisa é investigar como se dá, na prática pedagógica do professor que atua na escola de Educação Infantil da rede pública municipal do Estado de São Paulo, Brasil, o acolhimento do lúdico. | pt |
dc.description.abstract | From the consideration of the 'feeling of childhood' that is rendered about the century XVIII, the play has been objective of great interest, mainly in the field of the Education. In these terms, it is inevitable his/her association to the school education, particularly of the small child. In Brazil, it is not different, in other words, it is possible to observe at the schools for small children in Brazil the presence of the play, rendered in the games, in the to count and to hear histories. f the lúdico is the daily scholar's part fits to ask like him has been welcomed in practice pedagogic? In this study it is questioned as the play has been considered and welcomed at the school for small children in Brazil. We broke of the premise that the presence of play at the school would owe if to give for his/her educational value. Sustained in the psychoanalytic theoretical referencial, that research recognizes in the play a rich learning space for the child, once it mobilizes fantasies of the order of the erotic and of the aggressive and he/she does of them food for the elaboration of a knowledge at the level of the reason, for the road of the symbolization and of the sublimation. In this it consists his/her educational value, acting in favor of the secondary process, in other words, in favor of the reality beginning. In those terms, to assume the play as educational resource demands the recognition from the school that the education is a process that is not limited to the conscious intention, more than he/she is inseparable of the unconscious dimension, co-agent and co-producer of the you make humans. Like this, the objective of that research is to investigate as he/she feels, in practice pedagogic of the teacher that acts at the school the reception of the play. For so much, interviews were accomplished with six teachers that work at schools of public infantile education municipal of a city of the State of São Paulo, Brazil. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 214 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Psicanalise infantil | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.title | O lúdico e a educação escolarizada da criança: uma história de (des)encontros | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | alves_fd_dr_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000550036 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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