You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Sonia Aparecida Ignacio [UNESP]-
dc.contributor.authorRezende, Cláudia Cabral-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:28:07Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:32Z-
dc.date.available2016-10-25T19:28:07Z-
dc.date.issued2006-05-29-
dc.identifier.citationREZENDE, Cláudia Cabral. Formação ética do jovem educando: um processo de (re)construção de valores. 2006. 148 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101609-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101609-
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de pesquisa realizada para fins de doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP de Araraquara. Trata-se de investigação teórico-bibliográfica e empírica que buscou discutir o processo de formação ética do jovem educando e a construção de sua identidade. Foi efetuada na intenção de contribuir para a formação ética do educando tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a ética e os valores significativos, tal como são recebidos e compreendidos por eles através do processo educacional. A investigação empírica realizada com jovens do Ensino Fundamental possibilitou confrontar os dados obtidos com a revisão bibliográfica concernente ao tema, a fim de verificar quais valores as escolas deveriam trabalhar para concorrer com a realidade extra-escolar e quais atitudes, habilidades, competências devem ser almejadas no processo educacional diante da crise de valores éticos que a sociedade globalizada vem sofrendo no limiar do século XXI.pt
dc.description.abstractThe following work is the result of a doctorate research carried out at the Post Graduation Program in Educação Escolar at UNESP of Araraquara. It consists of a theoretical-bibliographical and empirical investigation aimed at discussing the adolescent's process of ethical formation as well as the formation of his identity. Its overall intention was to contribute to the young learner's ethical formation from the starting point of a reflection of ethics and significant values, as they are received and understood by these young learners through the educational process. The empirical investigation carried out with Ensino Fundamental school young learners allowed us to confront the data collected with the bibliography on this theme, with the aim of pointing out both the values schools should work on to face the reality outside school and attitudes, abilities and competences that should be desirable in the educational process in the context of a crisis of ethical values that has been affecting globalized society in this early XXI century.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent148 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação escolarpt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectIndústria culturalpt
dc.subjectEducação pelos valorespt
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducation by the valuesen
dc.subjectCulture industryen
dc.titleFormação ética do jovem educando: um processo de (re)construção de valorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerezende_cc_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000470076-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.