You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBicudo, Irineu [UNESP]-
dc.contributor.authorCacalano, Oduvaldo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:04Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:04Z-
dc.date.issued2002-08-15-
dc.identifier.citationCACALANO, Oduvaldo. O educador matemático em proclo. 2002. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101985-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101985-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho constitui-se, principalmente, em revelar o perfil do Educador Matemático em Proclo, filósofo neoplatônico e professor de matemática do século V A.D. Assim, apresentamos Proclo como uma contribuição em potencial para a comunidade de professores de matemática que, realmente, visa formar o indivíduo, com boa concepção dessa ciência, assim como dos benefícios que ela pode prestar à humanidade. Para tanto, levamos ao leitor um panorama que mescla contextos culturais e comportamentais vividos por esse nobre estudioso bizantino, procurando não deixar dúvidas quanto à sua singularidade profissional a respeito de sua atuação como professor de matemática. Na biografia de Proclo e em estudiosos de sua obra, buscamos sua humanidade. Baseados no seu belo comentário ao Primeiro Livro dos Elementos de Euclides, desenhamos o seu perfil didático e sua concepção de ciência e, portanto, concluímos que nada de importante foi deixado de lado com vistas ao objetivo deste trabalho.pt
dc.description.abstractThis work aims, mainly, to reveal the Mathematical Educator in Proclus, a neoplatonicean philosopher and mathematics teacher in 5th century A. D. So, we show Proclus like a powerfull contribution to the mathematic teachers community, which, really, claims to prepare the human being, with a good conception of this science and its labour in favour of humanity. Thus, we give to reader a scenery which mingles cultural and behaviour contexts lived by this eminent studious, and we think that rest no doubt in respect of his professional singularity and about his action like a mathematic teacher. In Proclusþ biography and in studious of his works, we search his humanity. With background in his commentary on the first book of the Euclidþs Elements, we design his didactic profile and conception of science, and, so, we conclude that nothing important has been forgotten according to the finality of this tesis.en
dc.format.extent140 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Filosofiapt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.titleO educador matemático em proclopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecacalano_o_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000169403-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.