You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101998
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVale, José Misael Ferreira do [UNESP]-
dc.contributor.authorGeraldo, Antonio Carlos Hidalgo-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:06Z-
dc.date.issued2006-04-25-
dc.identifier.citationGERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências e de biologia na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2006. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101998-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101998-
dc.description.abstractO objeto de estudos desta investigação, em sentido geral, é a teoria do ensino de Ciências e de Biologia na educação básica. O trabalho partiu da hipótese principal de que era possível situar, articular e fundamentar, a partir dos postulados gerais da Pedagogia Histórico0Crítica e da Didática Geral, um conjunto de princípios metodológicos para o ensino de Ciências e Biologia sistematizados e desenvolvidos para servirem de orientação e critério para as atividades docentes no ensino escolar destas disciplinas, são eles: contextualizaçção, problematização, interdisciplinaridade, instrumentalização, enfoque histórico-sociológico dos conteúdos, adequação cognitiva, equilíbrio entre procedimentos de transmissão e de assimilação, dialogicidade, totalidade, sistematização, aplicação, enfoque evolutivo, enfoque ambiental, ênfase em educação para a saúde e ênfase nos métodos das ciências naturais. A partir do método dialético de investigação, fizemos a articulação lógica destes princípios metodológicos com os demais elementos fundamentais do processo didático escolar: objetivos, conteúdos, métodos, aprendizagem, ensino, condições e meios para o ensino. Bem como, estabelecemos as relações destes princípios metodológicos com os princípios gerais da lógica dialética e os princípios gerais da Didática. O resultado geral a que chegamos foi a proposição inicial de uma teoria da Didática de Ciências e de Biologia para a educação básica na perspectiva da PHC, articulada a uma teoria da Didática Geral fundamentada no materialismo histórico e dialético.pt
dc.description.abstractThis investigation studies goal, in a general sense, is the teaching of science and biology in basic education theory. The job started from the mean hypothesis, that it was possible to locate, articulate and based on, from general rules of historical-critical pedagogy and the General Didactics, a joint of methodology, principles for the science and biology teaching, grouped and developed to serve as management and ways for the classes activities in the scholar teaching of these subjects, they are: contextualization, troubles, inter-disciplines, instrument, approach history-sociology of the contents, adjusts, balance among procedure of transmition and the assimilation, dialogues, totality, system, aplication, evaluative focus, environment focus, emphasis in education for health and in methodology of the natural sciences. From the methodology for the investigation, we had a clear articulation of these methodological principles with the other fundamental elements of the practical process: goals, contents, methodology, learning, teaching, condition and means for the teaching. Such as, we stablish, the relations these methodology principles with the general principles of dialect logic and the general principles of Didatics. The general results we are approached was the initial purpose of the theory of the science and the biology for the basis education in the perspective of PHC, joint to the General Didactics theory fundamental on historical and dialect materialism.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent201 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt
dc.subjectBiologia - Didáticapt
dc.subjectEducationen
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectBiology teachingen
dc.titleDidática de ciências e de biologia na perspectiva da pedagogia histórico-críticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegeraldo_ach_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000463255-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.