You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]-
dc.contributor.authorGenovez, Luiz Gonzaga Roversi-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:06Z-
dc.date.issued2008-02-28-
dc.identifier.citationGENOVEZ, Luiz Gonzaga Roversi. Homo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolar. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101999-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/101999-
dc.description.abstractProcurou-se por meio de um estudo de caso etnográfico caracterizar e analisar o habitus e a trajetória profissional da professora de ciências M, construídos e estabelecidos nas lutas travadas com seus pares durante o desenvolvimento de suas atividades pedagógicas, numa Escola Pública Estadual do interior paulista, o campo da escola, que, por sua vez, sofre influência das relações de poder do conjunto de todas as escolas do Estado de São Paulo, denominado de campo escolar. Desta forma, pôde-se, com o balizamento oferecido pelo construto teórico de Pierre Bourdieu, identificar o “capital docente” nas suas duas espécies: o capital cultural escolar, existente sob três formas, a saber, o incorporado, o institucionalizado e o objetivado, e, o capital social como sendo as propriedades distintivas utilizadas pelos professores para conhecer e reconhecer as estratégias heréticas dessa professora de ciências.pt
dc.description.abstractBy means of an ethnographic case study we aimed at analyze and characterize the habitus and professional trajectory of a female science teacher, named here as M. Trajectory that was built and established in the battles she faced against her colleagues, inside the school field to which the State Public School where she works, in the interior of the State of São Paulo, in Brazil, is linked. Based on a theoretical framework built from Pierre Bourdieu’s works, it was possible to identify the “teacher’s capital” in its two forms: school culture capital and social capital. But, the cultural capital, related to school culture, can be characterized in three different ways: the incorporated, the institutionalized and the objectified form. In conclusion, cultural school and social capital showed themselves as distinctive properties used by teachers in order to know and recognize the “heretical strategies” such those presented by the teacher M.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent204 f. : il. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores de cienciapt
dc.subjectCorpo docentept
dc.subjectHabituspt
dc.subjectCampo escolarpt
dc.subjectCapital docentept
dc.subjectScience teacheren
dc.subjectHabitusen
dc.subjectSchool fielden
dc.subjectCultural school capitalen
dc.titleHomo magister: conhecimento e reconhecimento de uma professora de ciências pelo campo escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegenovez_lgr_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000576969-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.