You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorGianotto, Dulcinéia Ester Pagani-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:07Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:40Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:07Z-
dc.date.issued2008-06-06-
dc.identifier.citationGIANOTTO, Dulcinéia Ester Pagani. Formação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadores. 2008. 245 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102002-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102002-
dc.description.abstractEste estudo analisa um processo de formação inicial de professores, pautado numa metodologia colaborativa para uso do computador como recurso pedagógico, a partir da descrição e interpretação de uma experiência didática, realizada em 2006, na disciplina Prática de Ensino de Ciências e Biologia II, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com um grupo de 16 (dezesseis) Alunos-Professores (AP). A experiência fundamenta-se nas diretrizes teóricas da Aprendizagem Colaborativa (AC) e apóia-se na perspectiva de que uma mudança na prática pedagógica, mediante a adoção de atitudes colaborativas, participação ativa e construção conjunta do conhecimento, associadas ao uso da tecnologia computacional pode provocar uma mudança de comportamento dos AP, influenciando, significativamente, a melhoria do ensino e da aprendizagem em cursos de formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, foi adotada a metodologia qualitativa, visto que esta abordagem supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o objeto de estudo, possibilitando-lhe captar e compreender os significados das percepções e experiências dos sujeitos da pesquisa. A coleta de dados, constituída basicamente de textos e falas transcritas de questionários e documentos, deu-se mediante o desenvolvimento de diversas ações pedagógicas. Essas ações proporcionaram aos AP, além da fundamentação teórica necessária, oportunidades de estabelecer um diálogo com a realidade, quando da observação e análise de aulas de Biologia, com o uso das ferramentas computacionais sob a perspectiva colaborativa, numa escola campo de estágio. A análise e discussão dos resultados evidência que ao serem estimulados a emergirem num processo crítico-reflexivo conjunto, sobre o que faziam, como faziam e porque faziam, os AP parecem ter construído, particularmente...pt
dc.description.abstractThe present study analyses the process of pre-service teacher education based on a collaborative methodology for the use of the computer as a pedagogical resource, through the description and interpretation of a didactical experience occurred in 2006 in the II Science and Biology Education Practice subject of Maringa State University (UEM), with a 16 student teachers (AP) group. The experience is based on the theoretical directives of collaborative practice (AC) and leans on the perspective that a conceptual change in the pedagogical practice, through the adoption of collaborative practices, active participation and group knowledge construction, associated with the use of computer technologies may cause a change in the behavior of the student teachers, influencing significantly the quality of teaching e learning in biology teachers pre service education. A qualitative methodology was adopted considering that this approach supposes the direct and prolonged contact of the researcher with his object of study, making possible the caption and comprehension of the perceptions and experiences of the subjects of research. The data collection, constituted basically of texts and transcriptions of questionnaires and documents, was organized through the development of several pedagogical actions. Such actions proportionate to the student teachers, besides the necessary theory explanation, opportunities of establishing a dialogue with the reality when observating and analyzing biology classes with the use of computer sources under a collaborative practice, in a school-based internship program. The analysis and discussion of the results shows up that when the student teachers are stimulated to emerge, all together, in a critical-reflexive pedagogical process about what they were doing, how they were doing... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent245 f. : il. + anexos-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectComputadorespt
dc.subjectBiologia - Formação de professorespt
dc.subjectEducação - Prática colaborativapt
dc.subjectBiology - Teachingen
dc.subjectBiology - Teacher educationen
dc.titleFormação inicial de professores de biologia: análise de uma proposta de prática colaborativa com o uso de computadorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegianotto_dep_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000563734-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.