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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102020
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Sposito, Neusa Elisa Carignato | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:09Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:09Z | - |
dc.date.issued | 2009-06-16 | - |
dc.identifier.citation | SPOSITO, Neusa Elisa Carignato. Estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real. 2009. 161 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102020 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102020 | - |
dc.description.abstract | Este estudo trata do estágio supervisionado realizado por dezenove licenciandos do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, da UNESP - Bauru, no segundo semestre de 2006 em três diferentes Escolas de Educação Básica, públicas. O objetivo da pesquis foi verificar se a efetivação do estágio supervisionado poderia ocorrer em atendimento às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (DCNs) no que se refere à parceria entre as instituições formadoras: a Universidade e a Escola de Educação Básica. Essa legislação propõe um acordo preliminar entre as diferentes instituiçõe de ensino e, em decorrência desse acordo, a elaboração de um projeto de estágio com ações de mútua colaboração entre elas. Há necessidade de se pesquisar sobre esse assunto, em especial na Licenciatura em Ciências Biológicas, diante do pouco que foi publicado até agora, em virtude de a lei estar em fase de implementação, por exemplo. A presente pesquisa teve três etapas: a preliminar (momento da apresentação da pesquisadora às duas diretoras e uma vice-diretora das três escolas de educação básica do estágio supervisionado propriamente dito, envolvendo os licenciandos, as professoras, os alunos das escolas públicas, as diretoras, vice-diretora e coordenador pedagógico) e a final (período de encerramento, com uma avaliação escrita feita pelos licenciados sobre o estágio realizado). Trata-se de pesquisa qualitativa que se assemelha ao estudo de caso e está fundamentada em uma das modalidades da investigação qualitativa apresentada por Flick (2004), que se refere à construção e à compreensão de textos a partir da experiência realizada, ou seja, da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram: gravações, relatórios, anotações, questionários. Além das DCNs, os autores que sustentam esse trabalho são:... | pt |
dc.description.abstract | This study treats about the supervised student teaching practiced by nineteen majoring students of the Major Biological Sciences Course of UNESP - Bauru, on the second semester of 2006 in three different Schools of Basic Education, public ones. The objective of the research was to verify if the effectuation of the supervised student teaching could occur according to the determinations of the National Curricular Directives for the Graduation of Teachers (DNCs) on what is referred to the partnership between graduating institutions: the University and the School of Basic Education. This legislation proposes a preliminary agreement between the different teaching institutions and, as result of this agreement, the elaboration of a student teaching project with cooperative actions between them. There is a research need about this subject, especially on Majoring on Biological Sciences, in front of what was published so far, in the fact of the law being under implementation, for example. The present research had three stages: the preliminary (moment of the introduction of the researcher to the two principals and one vice-principal of three schools of basic education with supervised student teaching centered on the partnership between institutions), intermediary (stage of carrying out the supervised student teaching, involving the majoring students, teachers, students of publi schools, principals, vice-principal and pedagogical counselor) and final (period of conclusion, with a writing evaluation made by the majoring students about the student teaching accomplished). It is a qualitative research similar to the case study and is based upon one of the forms of qualitative investigation presented by Flick (2004), which refers to the text construction and comprehension starting from the accomplished experience, which means, the research. The instruments of data collection were: records, reports... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 161 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciencia | pt |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt |
dc.subject | Prática de ensino | pt |
dc.subject | Educação básica | pt |
dc.subject | Interação entre a Universidade e a Escola de Educação Básica | pt |
dc.subject | Supervised student teaching | en |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Interaction between University and School of Basic Education | en |
dc.subject | Majoring on Biological Sciences | en |
dc.title | Estágio supervisionado de Ciências Biológicas: aproximações entre o legal e o real | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | sposito_nec_dr_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000620030 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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