You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaluzi, João José [UNESP]-
dc.contributor.advisorZuliani, Silvia Regina Quijdas Aro [UNESP]-
dc.contributor.authorMarques, Deividi Marcio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:10Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:10Z-
dc.date.issued2010-06-11-
dc.identifier.citationMARQUES, Deividi Marcio. Dificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicial. 2010. 118 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102023-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102023-
dc.description.abstractNessa pesquisa procuramos investigar as dificuldades e as possibilidades da inserção da História da Ciência no Ensino por professores em formação inicial já inseridos na carreira docente. A proposta contou com a participação de cinco professores do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru, e uma professora da Rede Pública de Ensino, que inicialmente participaram de um minicurso cujo objetivo foi o de apresentar alguns aspectos da História da Ciência e História da Ciência no Ensino de Ciências. Após o minicurso apenas dois professores, ambos nos anos finais da graduação, concluíram nossa pesquisa com o planejamento e aplicação de uma aula centrada na História da Ciências em suas respectivas escolas. As dificuldades relatadas por esses professores nos mostram que, apesar de inserirem elementos da História da Ciência em suas aulas, os professores ainda apresentam propostas tradicionais de ensino e uma cronologia, ou uma linearidade, ao proporem uma intervenção didáticapt
dc.description.abstractIn this research we investigate the difficulties and possibilities of insertion of the History of Science in Education for teachers in training have already entered the teaching profession. The proposal included the participation of live professors of Full Degree in Chemistry from São Paulo State University - UNESP / Bauru, and a professor at ehe Public Education Network, which initially took a short course whose objective was to present some aspects of the history of Science and History of Science in Science Teaching. After the short course only two teachers, both in the final years of graduation, have completed our research with planning and implementating a lesson focusing on the History of Science at their respective schools. The difficulties reported by these workers show us that while inserting elements of the history of science in their classrooms, teachers are still present and proposed methods of teaching, a chronology, or a linearity, to propose a didactic interventionen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent118 p. : [217] p. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiencia - Historiapt
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt
dc.titleDificuldades e possibilidades da utilização da história da ciência no ensino de química: um estudo de caso com professores em formação inicialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemarques_dm_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000643082-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.