You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorMuñoz Albarracín, Liz Mayoly-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:11Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:11Z-
dc.date.issued2012-06-30-
dc.identifier.citationMUÑOZ ALBARRACÍN, Liz Mayoly. Aportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de Química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicas. 2012. 265 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102033-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102033-
dc.description.abstractUma problemática bastante conhecida, mas pouco estudada pela pesquisa em educação em ciências, é a falta de consideração de aspectos históricos, filosóficos e sociológicos na formação inicial de professores de Ciências, fato que pode criar uma visão distorcida das ciências entre os futuros professores. Argumentamos que uma abordagem que forneça estes subsídios seria importante para atingir os objetivos do Ensino de Ciências que atenda os anseios de uma sociedade contemporânea. Desta forma, esta pesquisa defende que a população deve saber ciência e saber sobre a ciência, com a finalidade de estar capacitada para tomar decisões informadas sobre assunto de política, tecnologia e ambiente. Assim, compreende-se que ensinar ciências significa, primeiramente, elaborar um sistema de representações estruturadas, interpresetadas e modeladas pelo professor, dependendo de como ele entende a ciência, suas teorias e modelos, para interpretar e recriar os fenômenos científicos, recorrendo ao saber disciplinar e ao saber disciplinar e ao saber pedagógico do conteúdo. Com estes pressupostos foi elaborada e desenvolvida uma proposta de ensino que procurou construir o saber e o saber fazer de professores em formação inicial de Química da Universidade Distrital (Bogotá-Colômbia), mediantea vivência de uma experiência docente em sala de aula em uma escola pública da cidade de Bogotá. Foram analisados os discursos dos futuros professores para compreender como os domínios e as manifestações do conhecimento lhes permitiram trabalhar as suas representações científicas, ou seja, transformar o conhecimento científico em representações e ações pedagógicas e desenvolver habilidades como pensar, atuar e comunicar a ciência, ao mesmo tempo procurando promover atitudes e valores nos estudantes durante os processos...pt
dc.description.abstractA question sufficiently know but little studied by the science education researchers is the lack of consideration of historical philosophical and sociological aspects in the scientific practice and education in the teachers' initial education, which could create a distorted vision of the sciences among the future teachers. An approach taking into consideration these subsidies would be important to reach the aims of science education for the society. In this sense, this research stands up that the population is able in taking decisions informed on subjects of politics, technology and environment, which depends on the kind of scientific education is received by the citizens. In this way, it is understood that teaching sciences means, first of all to elaborate a system of representations that are structured, interpreted and shaped for the teachers, depending on how they understand science, their theories and models, to interpret and to recreate scientific phenomena appealing to the disciplinary knowledge and the pedagogical knowledge content. With these pressuppositions it was elaborated and developed a proposal of teachers education that aimed to construct the knowledge and the knowledge making for Chemistry teachers initial education at the District University (Bogota-Colombia), by means of a teaching experience in the classroom at public schools in Bogota City. The future teachers discourses were analyzed in order to undestand how their domains and knowledge manifestations allowed them to work their scientific representations, in order to turn the scientific knowledge in pedagogical representations and actions and to develop abilities as to think, to act and to communicate science, and, at the same time, to look for promoting attitudes and values in the students during the processes of teaching and learning Chemistry. The... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent265 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiencia - Filosofiapt
dc.subjectQuimica - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectAprendizagem experimentalpt
dc.subjectScience - Philosophypt
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt
dc.subjectExperiential learningpt
dc.titleAportes da filosofia da ciência na formação inicial de professores de Química e a mobilização do saber e do saber fazer na construção das representações científicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemunozalbarracin_lm_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000705577-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.