Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bastos, Fernando [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Silva, Vania Fernandes e | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:12Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vania Fernandes e. Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química. 2013. 219 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102044 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102044 | - |
dc.description.abstract | A Educação em Ciências enfrenta um desafio contemporâneo voltado para a construção de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos críticos. Para tanto, torna-se necessário o desenvolvimento profissional dos professores, a fim de que os conhecimentos científicos sejam discutidos e que o Ensino de Ciências realize-se com qualidade. Para o professor desempenhar essa tarefa, a formação inicial é insuficiente, pois, em seu processo formativo, esta é uma das frases do desenvolvimento profissional e, por isso, possui algumas limitações cujos impactos têm imposto a necessidade da criação de novos espaços que ofereçam formação continuada, como por exemplo, os Centros de Ciências. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e as limitações de um desses Centros para o processo formativo de docentes, tornando como amostra o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, o qual realizou um curso de formação continuada, intitulado: O uso do experimento no Ensino de Química, com vinte e cinco docentes do Ensino Médio de escolas públicas dessa cidade. Para tanto, foram percorridas as seguintes etapas: (a) Análise sobre a constituição dos Centros de Ciências, no Brasil, enfocando os seus objetivos e as suas finalidades. (b) Reflexão sobre a formação continuada de professores de Ciências, abordando aspectos da legislação vigente e das políticas de formação continuada de docentes da Educação Básica. (c) Coleta de dados, através de entrevistas semiesetruturadas e observação participante. (d) Análise dos dados coletados à luz do referencial teórico, utilizando o conjunto de técnicas da análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos, percebeu-se que os docentes reconheceram como o diferencial desse curso do Centro de Ciências as seguintes contribuições: disponibilidade de recursos... | pt |
dc.description.abstract | The Science Education faces a contemporary challenge related to the construction of knowledge that contributes to the formation of critical citizens. For that, it becomes necessary the professional development of teachers, so that scientific acquirements are discussed and the quality of the Science Teaching can be taken place. To perform this task the initial training is insufficient because, in teachers' formation process, this is only one of the stages of professional development with some specific limitations whose impacts have imposed the need of creating new spaces that offer continuing education, such as the Science Centers. Therefore, this study aimed to investigate the contributions and limitations of these centers for the training of teachers, taking as sample the Federal University of Juiz de For Science Center (UFJF), MG, which held a continuing education course entitled: The use of experiment in the Teaching of Chemistry, with twenty-five High School teachers of public schools. For that, we performed the following steps: (a) Analysis of the constitution of the Science Centers in Brazil, focusing on their objectives and purposes; (b) Reflection about continuing education of Science teachers, adressing aspects of current legislation and policies for continuing education of Basic Education teachers; (c) Data collection through semi-structured interviews and participant observation; (d) Analysis of data collected in the light of the theoretical framework, using a set of techniques of content analysis. Through the results, it was found that teachers recognized as the differential of this course of the Science Center the following contributions: availability of material resources for practical teaching and free accesss to its infrastructure, and advice about the pedagogical content knowledge, facing the high shool, with encouraging reflection on practice... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 219 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Química - Formação de professores | pt |
dc.subject | Educação permanente | pt |
dc.subject | Química (Segundo grau) - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Teachers | pt |
dc.title | Formação docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | silva_vf_dr_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000707233 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.