You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]-
dc.contributor.authorMaricato, Fúlvia Eloá-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:12Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:12Z-
dc.date.issued2012-12-10-
dc.identifier.citationMARICATO, Fúlvia Eloá. A (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professores. 2012. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102045-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102045-
dc.description.abstractA epistemologia da Biologia tem sido objeto de várias discussões no campo da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi contribuir para trazer novas elaborações que enriquecem essas discussões, evidenciando sua importância e como essa epistemologia pode ser inserida no ensino de Ciências e Biologia. A presente investigação está ancorada em quatro momentos principais: (i) algumas reflexões acerca da epistemologia da Biologia e das possibilidades de articulação com o ensino e a aprendizagem do conhecimento biológico; (ii) as definições do conceito de interação biológica na literatura, (iii) as percepções iniciais dos sujeitos dessa pesquisa acerca das interações biológicas quando visitam um ambiente natural; (iv) a investigação empírica junto ao Grupo de Pesquisas em Epistemologia de Biologia. A análise dos resultados obtidos junto a esse grupo de pesquisas possibilitou reflexões que podem contribuir para a constituição de uma epistemologia da Biologia sólida, em seus diversos contextos, tendo como foco a formação inicialpt
dc.description.abstractBiology epistemology has been the subject of many discussions in research field in science and Biology teaching. This work aim was to bring new elaborations that enrich these discussions, highlighting its importance and how this epistemology can be inserted in Science and Biology teaching. The present investigation is anchored on four main phases: (i) some reflections on Biology epistemology and on the interaction possibilities with teaching and learning Biological knowledge, (ii) the indefinitions of the Biological concept in literature, (iii) initial perceptions of this research subjects about the Biological interactions when they visit a natural environment and this interactions representations outside the natural environment, (iv) the empirical investigation by this research Group on Biology Epistemology. The analysis of the obtained results with this research group allowed considerations that may contribute to the formation of a solid Biology epistemology, in its various contexts, will a focus on initial formationen
dc.format.extent222 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPesquisadorespt
dc.subjectGrupos de trabalhopt
dc.subjectBiologypt
dc.titleA (re)construção coletiva do conceito de interação biológica: contribuição para a epistemologia da Biologia e a formação de pesquisadores e professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemaricato_fe_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000721245-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.