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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102054
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Lucas André | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:14Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Lucas André. Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública. 2013. 276 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102054 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102054 | - |
dc.description.abstract | Este estudo concebe a educação ambiental a partir de uma matriz teórica que entende a educação como um elemento de transformação social contibuindo para o enfrentamento da degradação ambiental resultante do modo de produção capitalista. Partindo desses pressupostos considerou-se três aspectos que estão relacionados ao trabalho educativo na educação escolar: a formação de professores, a educação ambiental e a prática educativa como objeto de reflexões. MInha trajetória formativa como professor, pesquisador e educador ambiental da e na escola pública do Estado de São Paulo, configura-se como dados empíricos deste estudo, remetendo-os a uma reflexão crítica e dialética. Trata-se dos resultados de uma investigação no nível do doutorado, que estabelece como objeto de estudo a prática educativa do educador ambiental no âmbito escolar para contribuir no processo de formação e atuação da profissão docente, tendo como recorte a educação ambiental. Destaca-se, pois, a necessidade de refletir teoricamente sobre a prática de ser professor tendo como fonte de investigação a própria prática profissional, a minha própria prática. Ao torná-la como objeto de reflexão crítica, fundamentada pelo método materialista histórico-dialético, revelou-se a necessidade de refletir sobre a fundamentação teórico-metodológica na produção acadêmica relativa à educação ambiental e suas contradições. Na tentativa de seguir esta orientação metodológica para a formação do educador ambiental, defendo no estudo que a trajetória formativa concebida na perspectiva do professor como intelectual crítico e da pedagogia histórico-crítica cria possibilidades para que o professor, ao tornar a sua própria prática como objeto de reflexão crítica e dialética, desenvolva a autonomia por meio da apropriação, por ele, de... | pt |
dc.description.abstract | This study conceives environmental education from a theoretical framework that understands education as an element of social transformation that contributes to face up to environmental degradation, a result of the capitalist mode of production. Assuming that, we've considered three aspects that are related to the educational work in shool: teacher's training, environmental education and the educational practice as an object of reflection. My formative path as a teacher, researcher and enviromental educator of an at public shools in the state of São Paulo, it's configured as the empirical data to this study, which are analyzed through a critical and dialectical reflexion. They are the results of a doctorate level research, which establishes as object of study the environmental educators' practice at shools, aiming to contribute to the training and action of the teachers, focusing on environmental education. We highlight, therefore, the need to reflect theoretically about the practice of being a teacher, having as research's source his/her own professional practice, my own practice. Taking it as an object of critical reflection, based on the dialectical and historical materialist method, we've noticed the need to reflect about the theoretical and methodological basis in academic research related to environmental education and its contradictions. Attempting to follow this methodological direction to the environmental educators training, I support, in this study that the formative path designed by the perspective of the teacher as a critical intellectual as well as by historical-critical pedagogy creates possibilites to the teacher to, talking this own practice as a critical and dialectical object of reflection, to develop and expand the autonomy through the appropriation, by herself, of a method that enables him/herself to comprehends the reality... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 276 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Filosofia | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.subject | Environmental education | pt |
dc.title | Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | teixeira_la_dr_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000720760 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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