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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102061
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dc.contributor.advisorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]-
dc.contributor.authorLopes, Nataly Carvalho-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:14Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:14Z-
dc.date.issued2013-09-14-
dc.identifier.citationLOPES, Nataly Carvalho. A constituição de associações livres e o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professores. 2013. 372 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102061-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102061-
dc.description.abstractNa pesquisa que realizamos, buscamos compreender e sustentar a formação de professores no âmbito das associações livres, asseguradas pelo potencial formativo do agir comunicativo proposto por Jürgen Habermas, além de integrar a compreensão e a formulação de práticas docentes com as questões sociocientíficas. Estas associações foram constituídas por ex-alunos da licenciatura em física, professores e pós-graduandos de uma universidade estadual e professores da escola. Primeiramente, o que contribuiu para que estes agentes se unissem foi a vontade ontológica de entendimento, descrita na teoria da ação comunicativa de Habermas, que possibilita o compartilhamento e a busca por meios de resolver os problemas encontrados na docência e nas escolas. Particularmente, no PGP que acompanhamos, o tema desenvolvido foi em relação a uma questão sociocientífica local, que relaciona o uso de agrotóxicos, com os custos e os níveis de toxidade desta substância. Assim, procuramos compreender os momentos importantes para o processo de formação de professores: esta vontade de formar grupos, que uniu os ex-alunos no retorno à universidade, a sua atuação nos PGP e as compreensões possíveis sobre a formação de professores, de acordo com a teoria da ação comunicativa. Portanto, as metodologias de trabalho e de constituição de dados foram variadas, de acordo com a pesquisa participante. Para a interpretação dos dados, articulamos a análise de conteúdo aos referenciais teóricos discutidos ao longo do trabalho. Ao final deste processo, pudemos apontar contribuições importantes sobre as relações entre universidade e escola e a simetria de fala entre os atores envolvidos, o potencial de formação a partir das associações livres e a autonomia dos professores ao proporem o trabalho com as questões sociocientíficas na escola. Por fim, ainda apontamos caminhos relevantes para as pesquisas da áreaa partir das discussõespt
dc.description.abstractIn this work, we sought to comprehend and suport teacher education under the free association approach, which is based on Jünger Habermas's formative potential of communicative action. Besides, we sought to link the understanding and the development of teaching practices with socio-scientific issues. These relations were established by former students of Physics teaching, professors, graduate students from a state University and local school teachers. Firstly, the ontological will to understand contributed to bring these subjects together. This is described on Habermas's theory of communicative activon, which enables the sharing and the quest for ways of solving the problems noticed when teaching and at schools. Particularly, in the Small Research Group (PGP, in Portuguese) that was analyzed, the development theme related to a local socio-scientific issue, which is linked to the use, cost and levels of toxicity of agrochemical substances. Thus, we tried to understand the major moment to the process of teacher education: the will to gather groups, which brought together former students coming back to university, their action in the PGP and the possible comprehensions on teacher education according to the theory of communicative action. Therefore, there were different working and data composition methodologies based on participatory research. We linked the content analysis to the theoretical framework discussed along the work to interpret the data. By the end of this process, we could present important contributions on the relations between university and shool as well as the symmetry in the speech of the involved subjects, the fomative potential of free associations and the teachers' autonomy when they proposed the work with socio-scientific issues at school. Finally, the discussions we have begun in this work may present relevant pathways to new researches in the areaen
dc.format.extent372 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectHabermas, Jurgen, 1929-pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt
dc.subjectProdutos químicos agrícolaspt
dc.subjectObservação participantept
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.titleA constituição de associações livres e o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelopes_nc_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000732126-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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