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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102065
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Claudio Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:15Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Claudio Henrique da Silva. Enfoque CTSA no ensino de astronomia: uma investigação de possibilidades por meio da astronáutica. 2013. 202 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102065 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102065 | - |
dc.description.abstract | O ensino da astronomia e astronáutica no Brasil, referente à formação de professores, extensão universitária e currículo do ensino básico, pode ter um novo enfoque e uma nova ênfase dada dos seus conteúdos e abordagens. Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTSA - ciência, tecnologia, sociedade e ambiente - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. O estudo crítico do tema astronomia e astronáutica, com ênfase nesta perspectiva, nos permitiu analisar sua aplicação em um curso de formação de professores, com o intuito de problematizar o assunto e promover discussões em sala de aula, de forma a relacionar as questões sociais, científicas, tecnológicas, éticas e ambientais do tema. Deste estudo, baseado em documentos internacionais de fóruns de discussão sobre o uso do espaço e das tecnologias espaciais e da área de direito espacial, enumeramos algumas questões sociocientíficas que podem ser identificadas como ponto de partida para o desenvolvimento de uma educação crítica da área. Esta pesquisa também procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de dezoito professores do ensino básico durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos dados obtidos a partir das discussões em sala de aula e de suas respostas aos questionários, suas predisposições em trabalhar o tema sob este novo aspecto, suas necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia para que tal trabalho seja viabilizado. Buscamos a resposta ao questionamento central:... | pt |
dc.description.abstract | The astronomy and astronautics education in Brazil, relating to teacher training, university extension and basic education curriculum, may have a new focus and a new emphasis given to its content and approches. Since the sixities, science education currícula with emphasis on STSE - science, technology, society and environment - are being developed worldwide. The main objective of such currícula is to prepare students for citizenship and they are characterized by and approach of scientific content in their social context. The critical study of astronomy ans astronautics theme, emphasizing this perspective, allows us to analyze their applicability in a training course for teachers, in order to discuss the subject and to promote discussion in the classroom, aiming to relate its social, scientific, technological, ethical and environmental issues. From this study, based on international documents of forums discussion on the space technologies and space law area, we listed some socioscientific issues that can be identified as a starting point for developing a critical education in the area. This research also had sought to investigate relevant factors to the development of formative processes in sample of eighteen elementary school's teachers during a short astronomy course. The research intended to interpret, through the data's analysis obtained from the discussions in the classroom and their answers to the questionnaires, their predispositions to work under the theme of this new aspect, their training needs in contend and teaching methodologies in astronomy so that work can be made possible. We seek to answer the mean question: how and why an astronomy course proposal, limited by some critical principles, can contribute to the conception of astronomy education of the teachers, interfering with the meaning that they have about the topic? What... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 202 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciencia | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Astronomia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Astronautica | pt |
dc.subject | Curriculos | pt |
dc.subject | Science | pt |
dc.title | Enfoque CTSA no ensino de astronomia: uma investigação de possibilidades por meio da astronáutica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | teixeira_chs_dr_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000711628 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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