You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorCastiblanco Abril, Olga Lucía-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.issued2013-06-24-
dc.identifier.citationCASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía. Uma estruturação para o ensino de didática da física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área. 2013. 275 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102067-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102067-
dc.description.abstractO objetivo central desta tese é contribuir para a construção de caminhos que permitam compreender melhor a natureza do ensino da Didática da Física a formação inicial de professores. Para tanto, trabalhamos em torno do problema como devem ser estruturados objetivos, conteúdos e metodologias para o Ensino da Didática da Física na formação inicial de professores, com o objetivo de garantir coerência entre o que se faz em sala de aula o que se pretende ensinar? Este problema foi desdobrado em duas questões de pesquisa. A primeira indaga pela ligação que pode existir entre as propostas da literatura, os objetivos de estudo de pesquisadores do Ensino de Física, a função que a Didática da Física tem nas estruturas curriculares de formação de professores e as expectativas dos licenciados sobre o aprendizado neste campo. A segunda, indaga pelas possibilidades de levar à prática uma proposta de estrutura teórica do Ensino de Didática da Física, elaborada com base nos resultados da primeira questão. A perspectiva metodológica para abordagem das questões deste estudo é de pesquisa qualitativa em educação, com características de pesquisa-intervenção, onde utilizamos técnicas de constituição de dados com a observação, o questionário e a construção de textos, a partir da intervenção em sala de aula. Os dados foram analisados por meio de metodologias da análise de conteúdo e análise textual discursiva. Como resultado da pesquisa, conseguimos propor três dimensões que permitem estruturar o Ensino da Didática da Física, organizando, de forma coesa, objetivos, conteúdos e metodologias de ensino. Esta proposta foi elaborada teoricamente e reformulada, à medida que foram desenvolvidas e analisadas as práticas pedagógicas. Essas dimensões foram denominadas: Dimensão Física, Dimensão Sociocultural e Dimensão Técnica...pt
dc.description.abstractThe main objective of this thesis is to contribute to building ways that allow understand better the nature of the Didactics of Physics education in undergraduate courses. To this end, we work around of the problem under what criteria we can organize an ensemble of contents and methodologies to be taught in an initial training teachers program, in Didactics, based on research results in the area? This problem was split into two research questions; the first one, asks about possible connections between literature proposals, objects of study considered by researchers in physics teaching, the role of Didacts of Physics on curricular structures for teacher training and, the students expectations about what to learn in Didacts of Physics. The second one ask about real possibilities into the practice of training teachers from a theoretical framework proposal for teaching Didacts of Physics. The perspective from which we approach this study is qualitative research in education, with characteristics of intervention-research. We use techniques to contribution data, such as: observation, survey and construction of texts from interventions into the classroom. Data were analyzed using methods of contect analysis and discursive textual analysis. As a result of the research we proposed three dimensions that allow to structure of Didactics of Physics education, organized coherently: objectives, contents and teaching methodologies. This proposal was elaborated theoretically and reformulates as they would be developing and analyzing lessons practices. These dimensions were called: Physical Dimension, Sociocultural Dimension and Technical Dimension. The first one, focuses on metacogntive exercises, in order to conduce the future teacher to the(re) cognition of their own knowledge about Physics; the second one, focuses on exercises... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent275 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFisicapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPhysicspt
dc.titleUma estruturação para o ensino de didática da física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na áreapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastiblancoabril_ol_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000718257-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.