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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]-
dc.contributor.authorGuimarães, Márcio Andrei-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.issued2011-02-28-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Márcio Andrei. Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas. 2011. 210 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102068-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102068-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciados em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria-prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto, a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidadept
dc.description.abstractIn this research intended to understand the ways preservice science teacher conceptulize the begining of human life, in the sense that it is worthy of respect and protection, and if they are able to develop arguments to support their claims. To reach this aim i used group as a method of data collection. The data was analyzed from a framework adapted from Toulmin's argumentation layout. As a result I found that the preservice teachers are able to develop arguments to support their conclusions and that they differentiate the life of the frozen embryo in a test tube from the life of the embryo in a womb. The former is merely a raw material for biomedical research while the later is a ife worthy of respect from conception. So the life begins when the embryo reaches the womb. Under the framework of Activity Theory and Situated Learning. I noticed that the interaction in a collective activity was decisive one to promote the argumentation. I conclude arguing that Situated Learning can be a significant framework for teacher education and construction of identityen
dc.format.extent210 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRaciocínio informalpt
dc.subjectLógicapt
dc.subjectRaciocíniopt
dc.subjectInformal reasoningen
dc.titleRaciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileguimaraes_ma_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000639894-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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