You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102069
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Leonardo José da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:15Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo José da. Educação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacional. 2013. 299 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102069-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102069-
dc.description.abstractO presente estudo está inserido no âmbito das práticas discursivas de estudantes do ensino médio no contexto da educação matemática, amparadas pelas tecnologias de informação e comunicação. As poucas oportunidades de interações dialógicas oferecidas a esses alunos levaram o professor pesquisador a propor e analisar um experimento didático utilizando os chats da internet. Assim, o objetivo do estudo foi verificar a dinâmica discursiva entre alunos e professor e o modo como este mediou o desenvolvimento das interações. O estudo também buscou investigar a presença de discursos argumentativos na atividade desenvolvida, reconhecidos instrumentos de construção coletiva de significados. Ao contrário do que normalmente ocorre nas salas de aulas convencionais, a análise do discurso produzido na aula chat revelou a predominância discursiva dos alunos em relação ao professor, além da redução de suas relações assimétricas. Também foram observados diversos episódios argumentativos, que foram classificadosm em escala crescente de qualidade, constatando-se, assim, variados esforços de negociação e, consequentemente, de construção de significados. Porém, o intenso fluxo comunicativo, associado às restrições de registro simbólicos do ambiente chat, trouxe algumas dificuldades comunicativas para professor e alunos. Contudo, através das trocas de mensagens síncronas, prática tão apreciada pelos jovens, é possível envolver estudantes e professores em ricas interações dialógicas. Em outras palavras, o presente trabalho conclui que o chat se mostrou profícuo para o favorecimento das dinâmicas discursivas e a construção de conhecimentos dos estudantespt
dc.description.abstractThe present study is inserted in the scope of discursive practices of students in high school in the context of mathematical education, supported by information and communication technologies. The few opportunities of dialogic interactions offered to these students led the research teacher to propose and analyze a didactic experiment using the internet chats. Therefore, the objective of this study was to verify was the discursive dynamic between students and teacher and the way the later mediated the interactions development. The study also sought to investigate the presence of the argumentative speeches in the activity developed, recognized instrument in the collective building of meanings. On the contrary of what normally occurs in conventional classrooms, the analysis of the speech in the chat class revealed a discursive predominance of the students in relation to the teacher, in addition to the reduction of their asymmetric realtions. Several argumentative episodes were also observed, which were classified in a crescent scale of quality, noting, this way, several efforts of negotiation and, consequently, of building of meanings. However, the intense communicative flow, associated to restriction of symbolic records of the chat environment, brought some communicatie difficulties to the teacher and students. Nevertheless, through the exchangesof synchoronous messages, something so appreciated by the young, it is possible to involve students and teachers in rich dialogical interactions. In other words, the present study concludes that the chat showed itself to be fruitful in the favoring of discursive dynamics and the knowledge construction of the studentsen
dc.format.extent299 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectDiscussões e debatespt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.titleEducação matemática e ambientes virtuais: uma análise das interações ocorridas em um chat educacionalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_lj_dr_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000711097-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.