Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102084
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Malheiros, Ana Paula dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:17Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-05-15 | - |
dc.identifier.citation | MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102084 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102084 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem. | pt |
dc.description.abstract | The research question addressed in this study was “How does the elaboration of modeling projects take place in the virtual learning environment of a distance course?”. The elaboration of modeling projects by mathematics teachers was studied throughout a university extension course entitled “Trends in Mathematics Education: emphasis on mathematical modeling”, proffered entirely at a distance using a virtual learning environment called TIDIA-Ae. A qualitative research methodology was used, characterized by harmony between the view of knowledge production, in this case based on the theoretical construct humans-with-media, and methodological procedures used. Using this approach, the media used in the elaboration of the projects and the roles they played in the process were identified. I also considered elements of collaborative work in this context and identified factors that condition the complete elaboration of the modeling projects. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 187 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt |
dc.subject | Comunicação | pt |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Modelagem matemática | pt |
dc.subject | Tecnologia da comunicação | pt |
dc.title | Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | malheiros_aps_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6814-6714 | pt |
dc.identifier.aleph | 000551982 | - |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.