You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102087
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOnuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]-
dc.contributor.authorPaulette, Walter-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:18Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:18Z-
dc.date.issued2003-09-10-
dc.identifier.citationPAULETTE, Walter. Novo enfoque da disciplina matemática e suas aplicações, no curso de administração de empresas da Universidade Paulista - UNIP. 2003. viii, 398 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102087-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102087-
dc.description.abstractQuando começamos a lecionar a disciplina Matemática para o Curso de Administração de Empresas da Unip-Campus Vergueiro, percebemos que o ensino tradicional, com aulas expositivas dialogadas, não criava um ambiente propício para uma boa aprendizagem de matemática. Inconformados, fomos em busca de uma nova forma de ensino-aprendizagem para essa disciplina. Adotamos a Metodologia de Pesquisa de Romberg como guia para nossa pesquisa. Por meio de uma seleção de estratégias e procedimentos, passamos a conhecer: a) o perfil do Administrador Profissional: dessa forma, verificamos quais são os conhecimentos, as atitudes e as habilidades de um bom administrador; b) o perfil do Corpo Discente: assim passamos a conhecer suas tendências, suas aptidões e seus conhecimentos matemáticos; c) o perfil do Corpo Docente que leciona matemática e dos da área profissionalizante, que utilizam matemática e que tópicos são mais utilizados; d) a realidade do ensino de matemática nas últimas décadas. De posse dessas informações, fomos em busca de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que atendesse ao perfil exigido pelo MEC, pelo CFA e pela Unip. A metodologia que passamos a adotar foi a Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas. Com essa metodologia propusemos mudanças na ementa e conteúdo programático, aplicando-a durante o ano de 2001 para alguns tópicos do programa. Com a experiência obtida, preparamos e aplicamos, no ano de 2002, um cronograma que continha 40 semanas de aula, apresentando, para cada semana, o título do conteúdo programático, os objetivos a alcançar e o conteúdo matemático a ser trabalhado. Nesse modelo de ensino-aprendizagem, os conceitos matemáticos foram construídos a partir de situações-problema retiradas do cotidiano do Curso de Administração de Empresas e em concordância com o novo conteúdo programático...pt
dc.format.extentviii, 398 f. : il., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectSolução de problemaspt
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.titleNovo enfoque da disciplina matemática e suas aplicações, no curso de administração de empresas da Universidade Paulista - UNIPpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepaulette_w_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000218105-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.