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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102087
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Paulette, Walter | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:18Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:42Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:18Z | - |
dc.date.issued | 2003-09-10 | - |
dc.identifier.citation | PAULETTE, Walter. Novo enfoque da disciplina matemática e suas aplicações, no curso de administração de empresas da Universidade Paulista - UNIP. 2003. viii, 398 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102087 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102087 | - |
dc.description.abstract | Quando começamos a lecionar a disciplina Matemática para o Curso de Administração de Empresas da Unip-Campus Vergueiro, percebemos que o ensino tradicional, com aulas expositivas dialogadas, não criava um ambiente propício para uma boa aprendizagem de matemática. Inconformados, fomos em busca de uma nova forma de ensino-aprendizagem para essa disciplina. Adotamos a Metodologia de Pesquisa de Romberg como guia para nossa pesquisa. Por meio de uma seleção de estratégias e procedimentos, passamos a conhecer: a) o perfil do Administrador Profissional: dessa forma, verificamos quais são os conhecimentos, as atitudes e as habilidades de um bom administrador; b) o perfil do Corpo Discente: assim passamos a conhecer suas tendências, suas aptidões e seus conhecimentos matemáticos; c) o perfil do Corpo Docente que leciona matemática e dos da área profissionalizante, que utilizam matemática e que tópicos são mais utilizados; d) a realidade do ensino de matemática nas últimas décadas. De posse dessas informações, fomos em busca de uma nova metodologia de ensino-aprendizagem que atendesse ao perfil exigido pelo MEC, pelo CFA e pela Unip. A metodologia que passamos a adotar foi a Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas. Com essa metodologia propusemos mudanças na ementa e conteúdo programático, aplicando-a durante o ano de 2001 para alguns tópicos do programa. Com a experiência obtida, preparamos e aplicamos, no ano de 2002, um cronograma que continha 40 semanas de aula, apresentando, para cada semana, o título do conteúdo programático, os objetivos a alcançar e o conteúdo matemático a ser trabalhado. Nesse modelo de ensino-aprendizagem, os conceitos matemáticos foram construídos a partir de situações-problema retiradas do cotidiano do Curso de Administração de Empresas e em concordância com o novo conteúdo programático... | pt |
dc.format.extent | viii, 398 f. : il., gráfs., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Solução de problemas | pt |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.title | Novo enfoque da disciplina matemática e suas aplicações, no curso de administração de empresas da Universidade Paulista - UNIP | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | paulette_w_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000218105 | - |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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