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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102111
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dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]-
dc.contributor.authorAndrade, Mirian Maria-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:21Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:21Z-
dc.date.issued2012-10-08-
dc.identifier.citationANDRADE, Mirian Maria. Ensaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. 2012. 281 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102111-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102111-
dc.description.abstractNesta investigação analisamos a obra Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, de Silvestre François Lacroix. Concebendo-a como uma forma simbólica, o principal aporte teórico-metodológico mobilizado para a análise foi o Referencial da Hermenêutica de Profundidade (HP). A metodologia sugere três momentos analíticos, não estanques e nem lineares: a análise sócio-histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. Nosso movimento analítico propõe, também, uma aproximação da HP com a concepção de Paratextos Editoriais apresentada por Gérad Genette. Apresentado o contexto em que a proposta de pesquisa surgiu e se desenvolveu, e a análise hermenêutica propriamente dita, finalizamos este trabalho com uma discussão sobre a Hermenêutica de Profundidade como um método em desenvolvimento em Educação Matemática, apontando, segundo nosso ponto de vista, as potencialidades e as limitações deste referencial teórico-metodológico para este campo de pesquisapt
dc.description.abstractThis work has as its goal to analyse the Essais sur l'enseignement en général, et sur celui des mathématiques en particulier, a book written by Silvestre François Lacroix. Taking the book as a symbolic form, the main methodological framework for the analysis was the Hermeneutic of Depth in its three analitical movements: the sociohistorical analysis, the formal (or discursive) analysis, and the interpretation/(re)interpretation of the symbolic form. As a complimentary element in our methodological framework we also took the dispositions of Gérard Genette on what he calls “Editorial Paratexts”. This report was composed by some initial remarks on how the research proposal arose and how it was effectivelly developed, the hermeneutical analysis itself, and some final remarks on how, according to our point of view, the Hermeneutic of Depth can be implemented in Mathematics Education, which are its strenght and limitationsen
dc.format.extent281 p. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLacroix, Sylvestre François, 1765-1843pt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectHermeneuticapt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectFrança Históriapt
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.titleEnsaios sobre o ensino em geral e o de matemática em particular, de Lacroix: análise de uma forma simbólica à luz do referencial metodológico da hermenêutica de profundidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileandrade_mm_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000706082-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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