You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabral, Tânia Cristina Baptista [UNESP]-
dc.contributor.advisorBaldino, Roberto Ribeiro [UNESP]-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:23Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:23Z-
dc.date.issued2004-11-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. A extimidade da demonstração. 2004. vi, 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102127-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102127-
dc.description.abstractEste trabalho traz uma reflexão sobre contribuições de dois campos à Educação Matemática. O primeiro é a psicanálise de orientação Lacaniana, da qual extraímos o conceito de transferência. O segundo é a filosofia Hegeliana da qual capturamos o primeiro momento lógico do conceito: o Ser. Estes campos são entrelaçados ao longo do movimento da demonstração, isto é, a subjetivação da demonstração, que chamamos Demonstração. Propomos como prática educacional a sessão integrada, lugar em que a transferência pedagógica é considerada um fator fundamental na constituição do sujeito aprendente, enquanto aquele que elabora a Demonstração.pt
dc.description.abstractThis work brings a reflection upon contributions of two fields to Mathematical Education. From Lacanian psychoanalysis we extract the concept of transference. From Hegel s philosophy we capture the first logic moment of the concept: the Being. These lines are intertwined along the proof s move, that is, the subjectivation of the proof, named Proof. We propose as educational practice the integrated session, place where the pedagogical transference is considered a fundamental factor in the constitution of the learning subject as the one who elaborates the Proof.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extentvi, 218 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectPsicanalise lacanianapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectFilosofia Hegelianapt
dc.subjectMathematical Educationen
dc.titleA extimidade da demonstraçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarvalho_amft_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000282946-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.