Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102133
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Penteado, Miriam Godoy [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:43Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2007-03-30 | - |
dc.identifier.citation | ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102133 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102133 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa. | pt |
dc.description.abstract | This study was conducted to analyze the nature of mathematical learning in an online continuing education course for teachers entitled Geometry with Geometricks. Teachers employed in a nation-wide network of privately-supported schools developed geometry activities using the software Geometricks and discussed them in virtual meetings, in real time, via chat or video-conference. In this pedagogical proposal, tele-presence conditioned the communication and provided the opportunity for virtual-togetherness-with-media. In a unique way, the resources of the videoconference made it possible for everyone to participate in and visually share geometrical constructions, encouraging interaction and active participation and constituting a virtual learning community through dialogue. The results indicate that, in this context, mathematical learning nature was characterized by: collaboration, in the virtual discussions that were woven from the contributions of all the participants; collectivity, to the degree to which mathematical production was conditioned by the humans-with-media thinking collective; and argumentation, as the development of mathematical conjectures and justifications was intense throughout the process, aided by the technologies that were present in the constant, collaborative interaction. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 174 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino a distância | pt |
dc.subject | Coletivo pensante | pt |
dc.subject | Argumentação matemática | pt |
dc.subject | Comunidade virtual de aprendizagem | pt |
dc.subject | Colaboração | pt |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | On-line mathematics learning | en |
dc.subject | Thinking collective | en |
dc.subject | Collaboration | en |
dc.subject | Mathematical argumentation | en |
dc.subject | Learning network | en |
dc.title | A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | zulatto_rba_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000494824 | - |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.