You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]-
dc.contributor.authorZulatto, Rúbia Barcelos Amaral-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:24Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:24Z-
dc.date.issued2007-03-30-
dc.identifier.citationZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. A natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professores. 2007. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102133-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102133-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa a natureza da aprendizagem matemática em um curso online de formação continuada de professores, denominado Geometria com Geometricks. Nele, alunos-professores de uma mesma rede de escolas, situadas em diferentes localidades do país, desenvolveram atividades de Geometria utilizando-se do software Geometricks, e se encontravam para discuti-las. Esses encontros aconteceram a distância, em tempo real, por chat ou videoconferência. Nessa proposta pedagógica, a telepresença condicionou a comunicação e oportunizou o estar-junto-virtual-com-mídias. De modo singular, os recursos da videoconferência permitiram que construções geométricas fossem compartilhadas visualmente e realizadas por todos os envolvidos, fomentando a interação e a participação ativa, constituindo, por meio do diálogo, uma comunidade virtual de aprendizagem. Os resultados levam a inferir que, nesse contexto, a aprendizagem matemática teve natureza colaborativa, na virtualidade das discussões, tecidas a partir das contribuições de todos os participantes; coletiva, na medida em que a produção matemática era condicionada pelo coletivo pensante de seres-humanos-com-mídias; e argumentativa, uma vez que conjecturas e justificativas matemáticas se desenvolveram intensamente do decorrer do processo, contando para isso com as tecnologias presentes na interação ocorrida de forma constante e colaborativa.pt
dc.description.abstractThis study was conducted to analyze the nature of mathematical learning in an online continuing education course for teachers entitled Geometry with Geometricks. Teachers employed in a nation-wide network of privately-supported schools developed geometry activities using the software Geometricks and discussed them in virtual meetings, in real time, via chat or video-conference. In this pedagogical proposal, tele-presence conditioned the communication and provided the opportunity for virtual-togetherness-with-media. In a unique way, the resources of the videoconference made it possible for everyone to participate in and visually share geometrical constructions, encouraging interaction and active participation and constituting a virtual learning community through dialogue. The results indicate that, in this context, mathematical learning nature was characterized by: collaboration, in the virtual discussions that were woven from the contributions of all the participants; collectivity, to the degree to which mathematical production was conditioned by the humans-with-media thinking collective; and argumentation, as the development of mathematical conjectures and justifications was intense throughout the process, aided by the technologies that were present in the constant, collaborative interaction.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent174 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectColetivo pensantept
dc.subjectArgumentação matemáticapt
dc.subjectComunidade virtual de aprendizagempt
dc.subjectColaboraçãopt
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectOn-line mathematics learningen
dc.subjectThinking collectiveen
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectMathematical argumentationen
dc.subjectLearning networken
dc.titleA natureza da aprendizagem matemática em um ambiente online de formação continuada de professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezulatto_rba_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000494824-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.