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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102140
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dc.contributor.advisorD'Ambrosio, Ubiratan [UNESP]-
dc.contributor.authorTáboas, Plínio Zornoff-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:25Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:25Z-
dc.date.issued2005-09-01-
dc.identifier.citationTÁBOAS, Plínio Zornoff. Luigi Fantappiè: influência na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemática. 2005. iii, 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102140-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102140-
dc.description.abstractApresentar uma proposta de ação em Educação Matemática, através da investigação histórica de textos matemáticos avançados e relevantes para a matemática brasileira, é o objetivo deste trabalho. Inicialmente, ampliam-se as possibilidades de investigação, ou seja, toma-se a matéria sob observação como fenômeno do conhecimento e, assim, as peças matemáticas que surgem desta investigação são tidas como parte do contexto histórico e da cultura analisados. O estudo e a interpretação de tais peças redimensiona a temporalidade convencional, presentifica o passado e faz do presente o futuro em que se quer chegar. A peça que exemplifica a proposta feita é uma Memória de Luigi Fantappiè, sobre Funcionais Analíticos. Ela surge como elemento de um emaranhado peculiar da constituição da cultura brasileira: a década de 1930. Além disso, corrobora a tese de que Fantappiè tem papel importante na determinação do ponto de inflexão da sorte da Matemática no Brasil, que passa de consumidora para também produtora no cenário globalizado das ciências.pt
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a proposal of action in Mathematic Education, through the historical investigation of advanced mathematical texts and relevant for the Brazilian Mathematics. First, the possibilities of investigation will be enhanced, that is, the subject under observation is taken as phenomenon of knowledge and, thus, the mathematic parts that appear from this investigation are considered as part of the historical context and the analysed culture. The study and the interpretation of such parts define a new temporality different from the conventional. It turns the past into present and makes the present the future where you want to attain. The part that exemplifies the proposal made is a Memory of Luigi Fantappiè, about Analitical Functionals. It appears as element of a special gathering of constitution of Brazilian Culture: the 1930's. Besides, it corroborates a thesis in which Fantappiè has an important role in the determination of the point of inflection of the destiny of Mathematics in Brazil, that changes from consumer to producer as well in the globalized scenary of science.en
dc.format.extentiii, 207 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFantappiè, Luigi, 1901-1956pt
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMatemática no Brasilpt
dc.subjectMathematic educationen
dc.subjectMathematics in Brazilen
dc.titleLuigi Fantappiè: influência na matemática brasileira. Um estudo de história como contribuição para a educação matemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filetaboas_pz_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000337116-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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