Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102152
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bicudo, Irineu [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Bianchi, Cezira | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:26Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:43Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2007-04-24 | - |
dc.identifier.citation | BIANCHI, Cezira. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. xiii, 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102152 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102152 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho mostra um caminho para a mudança, na prática pedagógica, pela inserção da Lógica no currículo, como tema transdisciplinar, articulador do raciocínio e construtor da argumentação. A proposta é inverter o papel do modo de pensar: de coadjuvante para protagonista. Quando as idéias forem veículos para os alunos compreenderem que podem pensar bem e reinventar idéias, os conteúdos serão menos esquecidos. Ensinando modos de pensar, otimizamos a capacidade de análise de quaisquer textos, tenham informações matemáticas ou não. Pela linguagem, construímos consensos que nos possibilitam viver em sociedade: quanto mais construímos sentidos para nossa vida, mais nos tornamos sujeitos históricos partícipes da realidade, assumindo posição na reconstrução dos discursos, passando da simples repetição das falas dos outros à nossa condição de autores, críticos e criativos. Que esta proposta possa ser um embrião para a Lógica passar a ser meio e método de transformação do conhecimento real pela análise crítica, contribuindo para um futuro melhor, ajudando os educadores a desenvolver em seus alunos as capacidades discursiva e argumentativa, o raciocínio e o senso crítico. | pt |
dc.description.abstract | This work shows a way to improve teachers posture by inserting Logic as a subject at regular schools programs. We understand 'Logic as a thought articulator e and argumentation builder. The idea is to create a main role for the ways of how to think. When the ideas are tools for the students to understand they can think about and re-invent ideas, the contents taught will not be so quite forgotten. By teaching how to think, we optimize the analysis capacity of any texts, whether they involve mathematical issues or not. We build consenses that will make our life in society possible: the more we build sense to our life, the more aware we become of our role of citizens who should take part in the society's decisions, not by repeating other people's speeches, but creating our own, becoming authors, critics and creative. May this project be a seed so Logic can become a tool to change real knowledge by critical analysis, contributing to a better future, helping teachers to develop the speech and argumentation capacity of the students, improving their critical sense. | en |
dc.format.extent | xiii, 206 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Logica simbolica e matematica | pt |
dc.subject | Lógica | pt |
dc.subject | Inteligencia | pt |
dc.subject | Argumentação | pt |
dc.subject | Pensar | pt |
dc.subject | Discurso | pt |
dc.subject | Raciocínio | pt |
dc.subject | Logic | en |
dc.subject | Argumentation | en |
dc.subject | Understanding | en |
dc.subject | Inteligence | en |
dc.subject | Speech | en |
dc.subject | Thought | en |
dc.title | A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | bianchi_c_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000494757 | - |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.