You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102153
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorD'Ambrosio, Ubiratan [UNESP]-
dc.contributor.authorClareto, Sônia Maria-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:26Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:26Z-
dc.date.issued2003-05-21-
dc.identifier.citationCLARETO, Sônia Maria. Terceiras margens: um estudo etnomatemático de espacialidades em Laranjal do Jari (Amapá). 2003. 254 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102153-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102153-
dc.description.abstractEste trabalho pretende pensar a etnomatemática diante das crises do contemporâneo, sobretudo as crises do conhecimento, tematizadas por discursos pós-modernos. Para tanto, discute a questão do conhecimento a partir de possibilidades abertas pelo pensamento de Nietzsche, buscando colocar tal pensamento frente a concepções cartesianas de conhecimento, hegemônicas na modernidade. A questão do espaço e da espacialidade é tomada, pois, desde esta discussão, que é a base para a investigação de campo empreendida junto a jovens e adolescentes moradores de regiões de Laranjal do Jari, Amapá, que têm suas práticas sócio-espaciais desenvolvidas sobre palafitas: moram, estudam, trabalham, divertem-se, namoram, encontram-se e desencontram-se em uma cidade construída sobre palafitas. As crises do conhecimento estão na base da investigação - que se quer interpretativa -: de seus procedimentos às análises e busca de compreensão, tanto de questões de espacialidades e etnomatemática do espaço, quanto do cotidiano sócio-espacial dos participantes da pesquisa.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims at thinking ethnomathematics vis-à-vis contemporary crisis in knowledge mainly as it is viewed under the perspective of postmodern discourse. This is achieved by contrasting possibilities opened according Nietzsche's perspectives with Cartesian's point of view about Knowledge which is viewed as hegemonic in the modernity. In this dissertation the question of space and spatiality is taken as a background to present the debate, mentioned before, which is empirically supported by a field work research among youngsters and adolescents living in Laranjal do Jari, in the Amapá state - Brazil, a place almost entirely built over palafits. They were chosen as subjects in the research due to their social and spatial experience resulting from their living in houses constructed over palafits at the Jari River where they live, study, work, have fun and fall in love performing their social interactions. Knowledge and its Crisis constitute the theoretical grounds of the investigation. It is undertaken under an interpretive approach ranging from the data collection to their analysis in order to achieve comprehension of issues both in ethnomathematics as a conceptual body and in the social and spatial cotidianity of the research subjects.en
dc.format.extent254 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEtnomatematicapt
dc.subjectCrises do conhecimentopt
dc.subjectDiscurso pós-modernopt
dc.subjectPostmodern Discoursesen
dc.titleTerceiras margens: um estudo etnomatemático de espacialidades em Laranjal do Jari (Amapá)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileclareto_sm_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000195539-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.