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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102156
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dc.contributor.advisorLins, Romulo Campos [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Amarildo Melchiades da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:27Z-
dc.date.issued2003-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Amarildo Melchiades da. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. iii, 243 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102156-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102156-
dc.description.abstractNeste trabalho investiga-se a dinâmica do processo de produção de significados para a Matemática a partir da perspectiva proposta pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Esta pesquisa caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi desenvolvido em uma sala de aula da disciplina Álgebra Linear ministrada para alunos do curso de mestrado e de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. A investigação se deu a partir da proposição, pelo professor, de um problema que deveria ser investigado pela turma. Durante, aproximadamente, dois meses, os alunos divididos em grupos investigaram e propuseram à turma encaminhamentos sobre a resolução do problema proposto. A análise da dinâmica do processo foi desenvolvida, considerando essa produção de significados dos alunos na procura da solução do problema, através do método de Leitura Positiva, formulado a partir do referencial teórico adotado. A investigação permitiu a identificação e caracterização de importantes aspectos da dinâmica do referido processo.pt
dc.description.abstractIn this thesis we study the dynamics of the processes of meaning production for mathematics, from the perspective of the Theoretical Model of Semantic Fields. The thesis is characterised by the development of a qualitative approach to the investigation, having the field work been done in a Linear Algebra course, for postgraduate students (master and PhD candidates in Mathematics Education). The study followed from a problem proposed by the professor, a proposition to be investigated by the students. For about two months the students worked in small groups and presented to the whole group their suggestions and findings towards solving the problem. The analysis of the dynamics of the processes was made with reference to the meanings produced by the students, using a non-deficit reading based on the theoretical support adopted. It was possible to identify and characterise some important aspects of that dynamics.en
dc.format.extentiii, 243 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectÁlgebra linearpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectProdução de significadospt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.titleSobre a dinâmica da produção de significados para a matemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_am_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000218050-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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