You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]-
dc.contributor.authorBaraldi, Ivete Maria-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:27Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:27Z-
dc.date.issued2003-11-20-
dc.identifier.citationBARALDI, Ivete Maria. Retraços da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. 2003. 3 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102158-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102158-
dc.description.abstractNeste trabalho, pretendemos esboçar um perfil da região de Bauru (SP), através dos retraços da vida de alguns professores e professoras, referente à formação do professor de Matemática nas décadas de 1960 e 1970. Para atingirmos o nosso objetivo, trabalhamos com a História Oral (temática) como metodologia principal de investigação, sobre a qual delineamos aspectos teóricos e críticos quanto a sua utilização em pesquisas em Educação Matemática. Utilizamo-nos tanto das fontes orais, na forma de depoimentos de professores de Matemática, como de documentos escritos (revisão bibliográfica). Ainda, apresentamos considerações sobre a configuração da Região de Bauru e da importância da ferrovia para ela, a CADES, a Matemática Moderna, a Lei 5.692/71, com o intuito de fornecer elementos para o esboço almejado e descrito anteriormente.pt
dc.description.abstractIn this work our main intention is to sketch what the so-called region of Bauru (SP-Brazil) is, drawing a conception of space and time in order to understand how the preparation of Math Teachers occurred specifically in the 60þs and 70þs. To reach our goal we follow the methodological approach given by Oral History, considering it a qualitative perspective also for researches in Math Education. Thus, our research was based on oral and written sources and using this approach we were able to point out some remarks on: the already mentioned region of Bauru (SP); the railroads and its importance to teachers during their formation process; the so-called CADES (a specific program to preparing teachers in Brazil); the Modern Math Project; and the 5692/71 (an influential law in brazilian education).en
dc.format.extent3 v. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectHistoria oralpt
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.subjectMath teachers preparationen
dc.subjectOral historyen
dc.titleRetraços da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebaraldi_im_dr_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000218188-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.