You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazazri Leite [UNESP]-
dc.contributor.authorCoutinho, Vanja Maria Dominices-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:29Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:44Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:29Z-
dc.date.issued2011-07-26-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Vanja Maria Dominices. O projeto de formação continuada de alfabetizadores do programa São Luís te quero lendo e escrevendo: pressupostos teóricos, práticas pedagógicas e contradições. 2011. . Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102176-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102176-
dc.description.abstractA proposta neste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse, por meio de levantamento e análise, tratar sobre temas relacionados à cultura escolar, mais especificamente a responder ao questionamento: Como os professores alfabetizadores utilizam os saberes socializados no Projeto Político Institucional adotado no âmbito do Programa „São Luis te Quero Lendo e Escrevendo‟ desenvolvido pela Rede de Ensino Municipal de São Luis do Maranhão na constituição de suas práticas alfabetizadoras? A pretensão foi analisar o processo de formação continuada desenvolvido pelo Programa São Luis te quero Lendo e Escrevendo e sua relação com o processo de construção de práticas alfabetizadoras. Para tal intento, a opção metodológica privilegiada foi a pesquisa do tipo etnográfico, caracterizando-a como um Estudo de Caso Etnográfico, conforme a natureza do objeto construído. Para a análise dos dados as contribuições de autores com Clemont Gauthier (1998), Tardif (2002), sobre os saberes docentes; Nóvoa (1995), Moita (1992) e Krug (2004), e a constituição da identidade docente; Roger Chartier (2002) e o conceito de Representação e de práticas de leitura; (PADILHA, 2006, 2009), utilização de Núcleos Temáticos em pesquisa; e sobre alfabetização, leitura e escrita, Mortatti (2006), Barbosa (2010), Smith (1998), Jolibert (2006), Smolka (2003). A pesquisa desenvolvida influenciada por esses autores realizou um mergulho no interior das salas de aula para perceber os reflexos da formação continuada oferecida aos alfabetizadores da rede municipal na sua ação pedagógica, os resultados encontrados, fruto da tessitura entre as contribuições do Curso de Formação Continuada para alfabetizadores do Programa, a constituição da identidade profissional das participantes e as concepções...pt
dc.description.abstractThe proposal in this work was to develop a survey that would allow, through survey and analysis on issues related to dealing with school culture, more specifically answer the question: How do teachers use literacy in the knowledge socialized Institutional Design Political adopted under the Program Are you Luis I Reading and Writing 'developed by the Municipal Education Network of San Luis Maranhao in the constitution of their literacy practices? The intention was to analyze the process of continuing education program developed by St. Louis you want to Reading and Writing and its relationship to the process of construction of literacy practices. For this purpose, the option was the preferred methodology of ethnographic research, characterizing it as an ethnographic case study, according to the nature of the constructed object. For data analysis the contributions of authors with Clemont Gauthier (1998), Tardif (2002), on teacher knowledge, Novo (1995), Moita (1992) and Krug (2004), and the creation of teacher identity, Roger Chartier ( 2002) and the concept of representation and reading practices; (PADILHA, 2006, 2009), use of thematic research, and literacy, reading and writing, Mortatti (2006), Barbosa (2010), Smith (1998), Jolibert (2006), Smolka (2003).The research developed influenced by these authors conducted a dive inside the classrooms to see the reflections of the ongoing training offered to municipal literacy in their pedagogical action, the results, the fruit of the fabric between the contributions of the Training Course for Continuing the literacy program, the formation of professional identity of the participants and the theoretical-methodological work with literacy revealed in pedagogical practice, pointed to attitudes of autonomy of the faculty of the school with regard... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipUnidade Ffc-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formação - São Luís (MA)pt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectLiteracy practicesen
dc.titleO projeto de formação continuada de alfabetizadores do programa São Luís te quero lendo e escrevendo: pressupostos teóricos, práticas pedagógicas e contradiçõespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecoutinho_vmd_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000678260-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.