You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]-
dc.contributor.authorBezerra, Alex Fabiano Santos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:44Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:31Z-
dc.date.issued2010-11-08-
dc.identifier.citationBEZERRA, Alex Fabiano Santos. Estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de educação física. 2010. 109 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102186-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102186-
dc.description.abstractEstudo aborda as estratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física escolar. Como objetivo procurou-se analisar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física, que possuíam alunos com deficiência matriculados em suas aulas, em escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de São Luís - Ma. Caracterizou-se as estratégias de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física em classes que possuíam alunos com deficiência incluídos; e descreveu-se as manifestações dos alunos da sala, frente às estratégias de ensino. O estudo foi realizado por meio da análise microgenética com enfoque na teoria histórico-cultural de Vigotski, em quatro escolas públicas da rede municipal de Educação, identificadas como escola A, B, C, e D. Os sujeitos foram quatro professores de Educação Física, 14 alunos com deficiência e 128 alunos das respectivas salas. Como instrumento, utilizou-se o registro em vídeo digital, com três coletas em tempo médio de 15 minutos por escola, totalizando-se 218 minutos e 26 segundos de vídeo, que foram analisados nos momentos: no início das aulas, no desenvolvimento e na etapa final. Os resultados apontaram as aulas: primeira aula da Escola A, segunda da B, primeira da C e a primeira da Escola D, como as aulas menos inclusivas; e as aulas: terceira da Escola A, primeira da B, terceira da C e segunda da Escola D, como as aulas mais inclusivas. Nos momentos iniciais das aulas de Educação Física, as categorias: estratégias de organização e distribuição dos alunos; estratégias de instrução; primeira estratégia; estratégia de exclusão e inclusão; e estratégias de convivência, surgiram como as estratégias primordiais na promoção do ensino inclusivo. No desenvolvimento da aula, as categorias: conteúdo, adaptação de regras; estratégias de exclusão ou inclusão...pt
dc.description.abstractThis study discusses the strategies for inclusive education of disabled students in class School Physical Education. The objective sought to analyze the strategies used by physical education teachers who had students with disabilities enrolled in their classes in schools from Elementary School City Hall in São Luis – Ma. Characterizing the teaching strategies used by physical education teachers in classes that have students with disabilities included, and describing the demonstrations by the students in the room, facing the teaching strategies. The study was conducted by analysis with a focus on microgenetic theory Vygotsky's cultural-historical, in four public schools in the municipal Education school identified as A, B, C and D. The subjects were four professors of Physical Education, 14 students with disabilities and 128 students from their classrooms. As a tool, the digital video recording was used, with three collections in average time of 15 minutes per school, totaling 218 minutes and 26 seconds of video, which was analyzed in moments: at the beginning of classes, in the development, and final step. The results pointed to the classes: the first class of School A, second of B, first of C and the first class of School D, as the classes were less inclusive, and the classes: the third of the School A, first of B, the third of C and second of School D, as the lessons were more inclusive. In first moments of physical education classes, the categories: strategies for provision and organization of students, instructional strategies, the first strategy, strategies of exclusion and inclusion, and coping strategies have emerged as strategies paramount in the promotion of inclusive education. In the development of the class categories: content, adaptation of rules, strategies of exclusion or inclusion, inclusive teaching strategies, individual and group strategies, and specificities... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent109 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectEducação física para deficientes - São Luís (MA)pt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectStudents with disabilitiesen
dc.subjectStrategiesen
dc.titleEstratégias para o ensino inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebezerra_afs_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000638542-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.