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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102222
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dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]-
dc.contributor.authorSeabra Júnior, Manoel Osmar-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:36Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:36Z-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationSEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino do aluno com deficiência visual na atividade física adaptada. 2008. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102222-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102222-
dc.description.abstractContemplar a participação de todos em uma aula de Educação Física requer recursos pedagógicos e estratégias de ensino adequadas e/ou adaptadas, a cada grupo de participantes. Este estudo justifica-se pelo interesse em dar eficiência ao processo de ensino e aprendizagem, na área de atividade física adaptada. Respaldo que poderá conduzir o professor a refletir e reinterpretar sua prática, no que tange a preparar e aplicar: as estratégias de ensino – locais, instrução de ensino e atividades e os recursos pedagógicos – materiais utilizados, voltados às necessidades das pessoas com deficiência visual, de maneira que todos participem. Como objetivo propôs-se identificar na literatura proposições que descrevam estratégias de ensino e recursos pedagógicos, propostos a alunos cegos ou com baixa visão. E ainda, interpretar e categorizar as proposições na forma didática de ensino, apresentar um panorama das publicações e disponibilizar um rol de proposições ao professor que trabalha com essa clientela, por meio de um manual. Assim, criar condições para que o professor de Educação Física possa refletir e discutir sobre o seu processo de ensino e aprendizagem, face ao nível de dificuldades e exigências na aplicação de programas de intervenção. Para obtenção dos dados, utilizou-se de uma análise documental na forma de pesquisas em bases de dados. Foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos de periódicos e manuais que indicavam estratégias de ensino e recursos pedagógicos para pessoas cegas ou com baixa visão. Essas foram denominadas de proposições que foram enquadradas em categorias e subcategorias. Para validação das categorias e suas proposições o material foi submetido à apreciação do grupo de estudos em deficiências físicas e sensoriais da Universidade Julio de Mesquita Filho, campus de Marília.pt
dc.description.abstractContemplating the participation of all students in a Physical Education class demands adapted or adequate pedagogical resources and teaching strategies for each group of individuals. This study is reinforced by our interest on improving the teachinglearning process in adapted physical activity. This support may guide the teacher into a reflection and reinterpretation about his methods, concerned to the preparation and application of teaching strategies – places where the activities could be better developed, teaching instruction and activities; when we talk about the pedagogical resources: utilized material, attending the needs of people with visual deficiency, according to the inclusion of all in the participation. Our goal was to identify in all the books we researched propositions that describe teaching strategies and pedagogical resources which would fit perfectly for blind students and those who has lower vision. Besides, we intended to interpret and classify the projects didactically, presenting a panorama concerned to what has been published, as well as to publish via a manual lots of suggestions for the teacher who deals with individuals like that. Consequently, we wanted to create conditions that would help the physical education teacher to reflect and discuss about the teaching-learning process concerned to the level of difficulties and demands on applying interventionist programs. In order to obtain the data, we analyzed documents through researches in databases. We selected books, theses, dissertations, articles and manuals that could indicate us teaching strategies and pedagogical resources for blind and low vision people. These were denominated propositions and matched in categories and sub-categories. To validate those categories and its suggestions, we showed the material for the study group about physical and sensorial deficiencies of the University “Júlio de Mesquita Filho”, campus of Marília.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent2 v. : il. color. + anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectDeficientes visuaispt
dc.subjectSpecial educationpt
dc.titleEstratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino do aluno com deficiência visual na atividade física adaptadapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileseabrajunior_mo_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000547462-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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