Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mello, Suely Amaral [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Bissoli, Michelle de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:31:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:29:37Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:31:45Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2005-11-07 | - |
dc.identifier.citation | BISSOLI, Michelle de Freitas. Educação e desenvolvimento da personalidade da criança: contribuições da teoria histórico-cultural. 2005. 281 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2005. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102230 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102230 | - |
dc.description.abstract | O processo educativo intencional e sistematizado, baseado no conhecimento das regularidades do desenvolvimento psíquico da criança, contribui para a formação da personalidade infantil. Esta tese tem por objeto a formação da personalidade da criança, de acordo com os postulados da Teoria Histórico-Cultural ou Escola de Vigotski. Neste trabalho, busca-se compreender as regularidades do desenvolvimento da personalidade infantil, com o objetivo de contribuir para que a prática educativa esteja permeada pela consciência, por parte dos professores, de que sua atuação intencional e sistematizada pode influenciar positivamente tanto a formação das capacidades psíquicas como, e em conseqüência, a formação da personalidade. Nesse sentido, a teoria apresenta alguns pressupostos fundamentais para a compreensão da inter-relação entre educação e desenvolvimento humano ? estando aí incluídas a consciência, a inteligência e a personalidade da criança: 1) o desenvolvimento é fruto da atividade do sujeito, que envolve, simultaneamente, sua emoção e cognição, dando forma a motivos que podem ou não estar conscientes; 2) a formação de motivos é resultado da criação de necessidades humanas cada vez mais complexas, historicamente condicionadas, para o que o trabalho educativo tem importância fundamental; 3) a formação da personalidade está diretamente relacionada à situação social de desenvolvimento da criança (que envolve, necessariamente, o conceito de infância daqueles que a educam e a oportunização de tempos e espaços para sua atuação como sujeito) e às suas vivências cognitivo-emocionais, que se apresentam como a fonte de significados e sentidos atribuídos, por ela,... | pt |
dc.description.abstract | The intentional and systemized educative process based in the knowledge of the psychic development of the child, contributes to the formation of the personality. This thesis has as object the formation of the child personality, according to the Cultural Historical Theory or Vigotski School. In this work, ones tries to understand the regularities of the child personality development, to contribute for the educational practice to be interposed by the conscience, by the teachers that their systemized and intentional performance can influence positively the formation of the psychic capacities or in consequence, the personality formation. From this angle, the theory presents some important projects for the interrelation comprehension between education and human development ? it is included the conscience, the inteligence and the child personality: 1) the development is the result of the subjectþs activity which involve its emotion and cognition simultaneously, giving shape to reasons that can or cannot be conscious; 2) the reasons formation is the result of the human necessities which are more and more complex, historically conditioned, for the educational work can have essential importance; 3) the personality formation is directly related to the social situation of the child development (that involves necessarily the idea of childhood of those who educates and the oportunity of time and space for its presentation as subject) and to their living emotionalcognitive, which present as a source of meanings and feelings given by her, to...(Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 281 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Personalidade infantil | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Child personality | en |
dc.title | Educação e desenvolvimento da personalidade da criança: contribuições da teoria histórico-cultural | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | bissoli_mf_dr_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000337601 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.