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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102233
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dc.contributor.advisorMachado, Lourdes Marcelino [UNESP]-
dc.contributor.authorMaciel, Lindalva Martins Maia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:37Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:37Z-
dc.date.issued2011-05-26-
dc.identifier.citationMACIEL, Lindalva Martins Maia. Ensino médio integrado no Maranhão: concepção, possibilidades e desafios. 2011. 133 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102233-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102233-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar o Ensino Médio Integrado na rede pública estadual do Maranhão, tendo como pressuposto que a articulação entre os percursos de formação geral e profissional na forma do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de nível médio pode representar uma possibilidade real de formação integral dos jovens alunos da rede pública estadual maranhense. Para tanto, decidi pelos objetivos específicos, como segue: compreender a política do Ensino Médio no contexto da reforma estado da década de 1990, não sem antes da análise do percurso histórico das políticas de articulação entre o Ensino Médio e o ensino técnico; compreender os fundamentos das diretrizes para o Ensino Médio Integrado; identificar o percurso da concepção e desenvolvimento da experiência da integração em escolas da rede pública estadual maranhense; e identificar junto aos sujeitos sociais da escola quais as expectativas com relação aos cursos integrados. Utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental além da pesquisa de campo em duas escolas da rede pública estadual, em São Luís, capital do estado do Maranhão, nas quais foram implantados os cursos integrados no ano de 2006. Compuseram uma amostra da pesquisa alunos concluintes dos Cursos de Gestão e Empreendedorismo e Turismo e Hospitalidade, além dos professores, dos coordenadores e da supervisora escolar dos cursos supracitados da Escola identificada pela letra A; e alunos concluintes do Curso de Eletromecânica da Escola identificada pela letra B assim como a gestora geral, para identificar-se a percepção da experiência da integração e expectativas. Identificou-se os desafios e as possibilidades do Ensino Médio Integrado...pt
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the School integrated into the public network by the Maranhão State, with the assumption that the articulation between the pathways of General and professional education in the form of high school Vocational education Integrated Technique of medium level can represent a real possibility of integral formation of young students from the public network state of Maranhão State. For both, decided by the specific objectives, as follows: to understand a policy does not Medium education Integrated the context of the reform in late 1990, not without prior examination of the decree-law policies historic route and its relationship with the technical education; understand the basics of the guidelines for the Integrated high school; identify the course of design and development experience of integration in schools statewide public network maranhense; and identify with social subjects of the school which the expectations with respect to integrated courses using bibliographic and documentary research and field research in two schools statewide public network, in São Luís, the capital of Maranhão State, in which they were deployed Integrated school year of 2006. Search sample composed a graduating students of management courses and Entrepreneurship and tourism and hospitality of one of these schools and Electromechanical, teachers, coordinators of the courses, school supervisory and General Manager, to identify the perception of the experience of integration and as expectations. Identified the challenges and possibilities of high school integrated into the public school State maranhense. However, analysis of data and its problematization, inferred that the experience of integrating continuously failed to materialize in schools statewide public network because of the conditions of... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipUnidade Ffc-
dc.format.extent133 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectEscolas públicas - Maranhãopt
dc.subjectEducationen
dc.titleEnsino médio integrado no Maranhão: concepção, possibilidades e desafiospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemaciel_lmm_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000694678-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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