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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102247
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dc.contributor.advisorMarin, Alda Junqueira [UNESP]-
dc.contributor.authorGomes, Alberto Albuquerque-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:39Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:39Z-
dc.date.issued1998-10-02-
dc.identifier.citationGOMES, Alberto Albuquerque. Evasão e evadidos: o discurso dos ex-alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. 1998. 203 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 1998.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102247-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102247-
dc.description.abstractConstitui-se num estudo sobre a evasão escolar no ensino superior. Resgatamos a história da universidade e dos cursos de formação de professores desde o seu surgimento até a realidade brasileira como forma de contextualização do problema. Coletamos dados estatísticos sobre a evasão escolar no ensino superior brasileiro, especificamente sobre o ensino público, buscando relacioná-los com dados sobre a FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente. Foram investigados 7ex-alunos evadidos dos cursos de licenciatura da FCT/UNESP (Educação Física, Geografia, Matemática e Pedagogia). Utilizamos um roteiro de questões para captarmos as causas que levaram os entrevistados à evasão escolar. A análise dos dados foi realizada a partir da categorização das informações, evidenciando as seguintes características da evasão escolar no ensino superior: 1) as pressões sofridas pelo jovem universitário por parte da família para ingressar na universidade e as dificuldades de adaptação ao novo ambiente escolar causam grande insatisfação, frustração e muitas vezes, o abandono da carreira escolhida; 2) frustração pelas dificuldades de adaptação e pelas profundas diferenças em relação ao ambiente escolar de 2º grau; 3) a falta de opções para ingresso na universidade, tem levado jovens a ingressarem em cursos noturnos, principalmente na área de Ciências Humanas; 4) as expectativas dos sujeitos entrevistados diferenciam-se em função da idade, experiência de vida e maturidade de cada um deles; 5) a falta de informações sobre o curso em que ingressam leva muitos alunos a evadirem do curso; 6) uma das razões para o abandono do curso é a dificuldade de conciliar trabalho e escola; 7) a decepção com o curso superior e a universidade leva alguns alunos a desvalorizarem a carreira pela qual optaram inicialmente, levando-os a uma nova opção... .pt
dc.description.abstractThis work consists of a descriptive-analytical study about the school evasion in higher education, with a specific focus on undergraduate courses. In order to achieve a deeper analysis, we went back to the history of universities and undergraduate courses in Brazil, from their beginning until the present brazilian reality as a form of contextualization of the problem. Statistic data about the evasion on brazilian higher education, specifically in public education, was also collected, aiming to relate them to data of the State University of São Paulo - UNESP and the Presidente Prudente College for Science and Technology. Seven students who dropped out from undergraduate courses at Presidente Prudente College for Science and Technology (Physical Education, Physics, Geography, Mathematics and Pedagogy) were the subjects of the study. To collect the data, a semi-structured questionnaire was used, in order to collect the largest amount of information about the causes that led the subjects to abandon school. The data analysis was accomplished starting from the categorization of the information provided by the former students, showing the following characteristics of the higher education school drop out rates: - family pressure to enter an university too early and the new environment adaptation difficulties, causes the young university student great dissatisfaction, frustration and, sometimes, the abandon of the chosen career; - the expectation on the universitary environment the student has, is frustrated by the adaptation difficulties and the strong differences from the high school environment; - the wish of graduating is strongly attached to ideals of social and economical growth, in other words, social projection and good jobs and wages; - the lack of options for university entrance has been leading young students to enter night courses, mainly in the area of human sciences... (Complete abstract, click electronic address below).en
dc.format.extent203 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEvasão escolarpt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.titleEvasão e evadidos: o discurso dos ex-alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciaturapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegomes_aa_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000126794-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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