You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]-
dc.contributor.authorParahyba, Martha Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:40Z-
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:40Z-
dc.date.issued2008-05-12-
dc.identifier.citationPARAHYBA, Martha Ribeiro. Práticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitor. 2008. 213 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102256-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102256-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender as diferentes formas de apropriação dos escritos, dos alunos da 4a. série, do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, com o foco sobre práticas de leitura, na perspectiva da história cultural. Interessa compreender os diferentes modos de apropriação e representação da leitura de alunos-leitores formandos do curso de Licenciatura em Letras, por meio do exame de suas práticas de leitura. A expressão práticas de leitura designa uma referência à leitura como um ato cultural. Portanto, opera-se teoricamente com contribuições de autores que trabalham com práticas de leitura e práticas de leitura escolar. A abordagem metodológica inclui pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista apoiada na história oral.Tais práticas são examinadas a partir da reflexão sobre as narrativas colhidas e as observações realizadas na universidade e nos estágios de docência.pt
dc.description.abstractThis study aims to comprehend the different forms of appropriation of the writings, by the fourth-grade students of Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), campus of Foz do Iguaçu, focusing on the reading practice in the cultural history perspective. It is important to understand the different ways of appropriation and reading representation by the students-readers, undergraduates of Licenciatura em Letras with Teaching Certification, through the analisys of their reading practices. The expression reading practice denotes a reference to reading as a cultural act. In order to accomplish that, the work is done theoretically with contributions of those authors who work with reading practices and school reading practices. The methodological approach includes bibliographical research, questionnaire and interview based on oral history. Such practices are analysed from the reflection on the narratives collected as well as the observations made in the university and during the teaching training programs.en
dc.format.extent213 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLeitura (Ensino superior)pt
dc.subjectCompreensão na leiturapt
dc.subjectFormação do leitorpt
dc.subjectReading practicesen
dc.titlePráticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileparahyba_mr_dr_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000552860-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.