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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102398
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dc.contributor.advisorLeonel, Maria Celia de Moraes [UNESP]-
dc.contributor.authorFerri, Débora-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:07Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:29:59Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:07Z-
dc.date.available2016-10-25T19:29:59Z-
dc.date.issued2007-03-30-
dc.identifier.citationFERRI, Débora. Lélio e Riobaldo: seus amores de prata, seus amores de ouro. 2007. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102398-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102398-
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise da narrativa “A estória de Lélio e Lina” de Guimarães Rosa, centralizando-se na observação da relação existente entre as personagens femininas que entram em contato com o protagonista dessa obra e naquelas que fazem parte da trajetória de Riobaldo em Grande sertão: veredas. A análise da estrutura narrativa é feita centrando-se nos elementos que a aproximam da definição de “narrativa poética”, terminologia proposta por Tadié. Assim, observa-se que a poesia e o mito têm importância fundamental na elaboração artística do autor: o espaço – a fazenda do Pinhém – é, de fato, um espaço mágico e mítico, recuperando o arquétipo do paraíso perdido; o tempo narrativo é cíclico, sugerindo a idéia de um não-tempo, ou tempo primordial, de origem das coisas; o narrador, apesar de exterior à história em questão, sempre segue a visão de Lélio, o protagonista, assumindo características de um eu-lírico. Além disso, é feito um estabelecimento das similaridades entre cada uma das personagens femininas que entra em contato direto com Lélio - Sinhá Linda, Jiní e Rosalina – e aquelas que se relacionam a Riobaldo – Otacília, Nhorinhá e Diadorim. Essa parte da análise tem o objetivo de esclarecer que papéis tais personagens femininas desempenham na busca dos protagonistas e demonstrar que existem similaridades entre a trajetória de Lélio e de Riobaldo.pt
dc.description.abstractThis paper presents “A estória de Lélio e Lina” by Guimarães Rosa analysis, focusing on the observation of the relation between female characters of this narrative and those of Grande Sertão: Veredas. The narrative structure analysis is centered on elements that relate it to the lyrical novel definition, proposed by Jean-Yves Tadié. It is noticed that poetry and myth have great importance to the author’s arthistic composition: the space – Pinhém’s farm – is, indeed, a magical mythical space, bringing back the paradise lost archetype; narrative time is circular, suggesting a non-time or primordial time idea, of origin of things; the narrator, despite of being an exterior narrator, follows the protagonist’s vision, assuming lyrical-self characteristics. Also, it is made a comparison between each one of the female characters associated to Lélio – Sinhá Linda, Jiní and Rosalina - and each one of those associated to Riobaldo – Otacília, Nhorinhá and Diadorim. This analysis intends to elucify which part those female characters play in the protagonists’ quest, exposing similarities between Lélio’s and Riobaldo’s path.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent180 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt
dc.subjectPersonagens - Mulherespt
dc.subjectNarrativa (Retorica)pt
dc.titleLélio e Riobaldo: seus amores de prata, seus amores de ouropt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileferri_d_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000503249-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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