You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lucia Outeiro [UNESP]-
dc.contributor.authorSylvestre, Fernanda Aquino-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:30:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:30:01Z-
dc.date.issued2008-06-27-
dc.identifier.citationSYLVESTRE, Fernanda Aquino. Mitos bíblicos e contos de fadas revisitados na metaficção de Robert Coover. 2008. 205 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102408-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102408-
dc.description.abstractRobert Coover é um importante escritor norte-americano preocupado com as perspectivas sociais, psicológicas, econômicas e políticas contemporâneas e com o modo como elas se configuram na formação da sociedade norte-americana. Essa preocupação se reflete tanto nas técnicas de construção de suas histórias, quanto nas críticas apresentadas em suas narrativas. O trabalho em questão aborda a reescrita que Coover faz de Contos de Fadas tradicionais e de mitos bíblicos dentro do contexto pós-moderno, globalizado, compondo novos textos que subvertem os elementos tradicionais da narrativa. O corpus selecionado para análise é constituído por quatro contos do livro Pricksongs and Descants: “The Door: a Prologue of Sorts”, “The Gingerbread House”, “The Brother” e “J's Marriage”. A análise dos contos foi realizada levando-se em consideração o que foi acima exposto e, principalmente, os estudos sobre intertextualidade, privilegiando-se o acentuado viés psicológico presente na obra de Coover.pt
dc.description.abstractRobert Coover is an American writer concerned about social, psychological, economic and political contemporary issues and the way they act in American society. His concerns can be observed in his narrative techniques and in the criticism he shows in his texts. The aim of this research is to discuss Coover's use of Fairy Tales and biblical myths in a postmodern and globalized context creating a new text that subverts the traditional ways of writing. Four short stories were chosen to be examined: “The Door: a Prologue of Sorts”, “The Gingerbread House”, “The Brother” and “J's Marriage”. All of them were published in Coover's Pricksongs and Descants (2000). The analyses of the short stories focused on the studies related to intertextuality through a psychological perspective.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent205 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCoover, Robertpt
dc.subjectLiteratura - História e critica - Teoria, etcpt
dc.subjectContos de fadaspt
dc.subjectLiteratura americana - Estados Unidospt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.titleMitos bíblicos e contos de fadas revisitados na metaficção de Robert Cooverpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesylvestre_fa_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000563167-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.