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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102410
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dc.contributor.advisorMaas, Wilma Patrícia [UNESP]-
dc.contributor.authorScheel, Marcio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:30:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:30:01Z-
dc.date.issued2009-05-25-
dc.identifier.citationSCHEEL, Marcio. A literatura aos pedaços: a fragmentação e a problemática da representação do primeiro romantismo alemão à modernidade e ao pós-modernismo. 2009. 393 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102410-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102410-
dc.description.abstractO projeto que ora se apresenta procura localizar – histórica, crítica e teoricamente – algumas linhas de força do pensamento filosófico, estético e artístico desenvolvidas a partir do Primeiro Romantismo Alemão e que foram, ao longo dos séculos, rejeitadas, negadas, revistas ou reconfiguradas, dando origem a questões centrais no interior dos discursos críticos e teóricos da modernidade e do pós-modernismo. Partindo das relações estabelecidas por Novalis e Schlegel – principais representantes do Primeiro Romantismo Alemão – entre teoria, pensamento filosófico e poética, bem como da elaboração consciente de uma estética do fragmento, buscaremos compreender como a idéia do fragmentário engendra, na modernidade e no pós-modernismo, uma problemática da crise: das possibilidades de representação do real, de criação artística, de alcance e fixação da verdade, do discurso como instância ou como meio através do qual o mundo, o real e os indivíduos são compreendidos, tomados, discutidos e representados. Busca-se entender a crise da representação e a forma como esta se vincula, no plano da criação artística, a outras noções igualmente importantes discutidas ao longo do século passado: o estilhaçamento e a crise da noção de sujeito, a legitimidade dos discursos, a busca incessante pela originalidade radical como única forma de surgimento e manifestação do novo no domínio estético, a ruptura e o choque entre certo relativismo do qual se acusa a contemporaneidade em relação a uma alta tradição, uma alta cultura, que teriam produzido os últimos grandes modelos de discursos teleológicos, com seus conceitos de verdade absoluta, de revolução possível, de transformação plena da ordem estabelecida. Desse modo, além dos fragmentos literários dos românticos, o trabalho em questão passa pela análise dos romances Nadja, de André Breton e Vício...pt
dc.description.abstractThe project presented now tries to situate – historically, critically and theoretically – some force lines of the philosophical, aesthetic and artistic thought developed since the Early German Romanticism, which during centuries were rejected, denied, reviewed or reconfigured, originating central issues within the critical and theoretical discourse of the modernism and postmodernism. From the relation established by Novalis and Schlegel – the main representatives of the Early German Romanticism – between theory, philosophical and poetic thought, besides the conscious elaboration of an aesthetic of the fragment, we seek out to understand how the idea of the fragment brings forth in modernism and postmodernism a problem of crisis: the possibilities of the representation of real; the artistic creation; the acquisition and fixation of the truth; the discourse as instance or as a way in which the world, the real and the individuals are understood, taken, discussed and represented. We seek to comprehend the representation crisis and the way it is linked, on the artistic creation area, to other notions equally important discussed throughout last century: the chipping and the notion of subject crisis, the legitimacy of discourses, the incessant search or the radical originality as the only way of appearance and manifestation of the new aesthetic domain, the disruption and the impact between a kind of relativism in which the contemporary is accused with regard to a high tradition, a high culture, which would have produced the last important models of teleological discourses, bringing its concepts of absolute truth, possible revolution, full transformation of the established order. So, beyond the Romantic literary fragments, this work analyze the novels Nadja by André Breton; Vício by Paulo José de Miranda; as well as some comments about The Floating Opera by John Barthes and W, or the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent393 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFilosofiapt
dc.subjectLiteratura alemãpt
dc.subjectRomantismopt
dc.subjectRepresentação (Filosofia)pt
dc.subjectCivilização modernapt
dc.subjectCriticapt
dc.subjectLiterary fragmenten
dc.subjectGerman Romanticismen
dc.subjectModernismen
dc.titleA literatura aos pedaços: a fragmentação e a problemática da representação do primeiro romantismo alemão à modernidade e ao pós-modernismopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filescheel_m_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000606980-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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