Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Telarolli, Sylvia [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Rocha, Rejane Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:32:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:30:01Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:32:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Rejane Cristina. Da utopia ao ceticismo: a sátira na literatura brasileira contemporânea. 2006. 226 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102414 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102414 | - |
dc.description.abstract | A tese de doutoramento aqui apresentada promove uma leitura de quatro romances da literatura brasileira contemporânea, publicados entre as décadas de 70 e de 90: Galvez, imperador do Acre e A resistível ascensão do Boto Tucuxi, de Márcio Souza, e Galantes memórias e admiráveis aventuras do virtuoso Conselheiro Gomes, o Chalaça, de José Roberto Torero e Terra Papaggali, de José Roberto Torero em co-autoria com Marcus Aurélius Pimenta, a fim de observar de que forma a tonalidade satírica, pautada na crítica a um estado de coisas julgado como reprovável pelo satirista e na pressuposição de uma norma que, se observada, levaria a um “melhor”, configura-se na contemporaneidade, momento marcado pela pulverização dos valores e pelo esmaecimento dos ideais utópicos. A análise das obras permite constatar que os romances de Márcio Souza, publicados em 1976 e 1982, embora já se inscrevam em um panorama de desconfiança em relação à possibilidade de um projeto de revolução social para o Brasil, ainda expressam a frustração ocasionada por essa desconfiança. O riso satírico, nesses romances, expõe o drama do posicionamento crítico que precisa lidar com a ausência de propostas, com o vazio. Os romances de Torero e Pimenta, publicados em 1994 e 1997, inserem-se em um contexto que, politicamente, garante a observância dos preceitos democráticos e, culturalmente, possibilita a profissionalização do escritor por meio de sua assimilação pela indústria cultural. O riso satírico, em tais obras, promove uma generalização da crítica cuja força corrosiva é diminuída na proporção em que ocorre a ampliação de seus alvos, configurando-se tanto como estratégia produtiva de exposição das incongruências perpetuadas na sociedade brasileira, quanto como um maneirismo que garante a diversão descompromissada do leitor. | pt |
dc.format.extent | 226 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Literatura brasileira - Sec. XX | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - Anedotas, satiras, etc | pt |
dc.subject | Análise do discurso | pt |
dc.title | Da utopia ao ceticismo: a sátira na literatura brasileira contemporânea | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | rocha_rc_dr_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000510648 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.