You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSpera, Jeane Mari Sant'Ana [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Maria Conceição Alves de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.available2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.issued2003-12-12-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Conceição Alves de. Produção textual e ensino: os aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolar. 2003. 297 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102470-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102470-
dc.description.abstractA partir do pressuposto de que a habilidade de produção textual envolve necessariamente um tripé, constituído pela dimensão lingüística ou gramatical, dimensão interativa e dimensão ideativa da linguagem (dimensão esta que se alarga à medida que o indivíduo avança em escolaridade), este trabalho tem por objetivo caracterizar o desempenho discursivo de alunos do terceiro grau, através da análise de suas produções escritas, concluindo que o fracasso escolar da aprendizagem da produção de textos pode estar ligado basicamente à omissão ou à falência do ensino sistematizado da dimensão ideativa (aqui representada pelos aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem). Da mesma forma, coloca também em evidência a premente necessidade de que o processo escolar de ensino-aprendizagem da produção de texto como um todo (e da sua dimensão ideativa em particular) seja efetivado dentro do enfoque sócio-histórico, articulando-se a perspectiva enunciativa bakhtiniana com os construtos vygotskianos, sob a égide de uma efetiva mediação docente, centrada na pedagogia dos projetos e na conseqüente intertransdisciplinaridade, de modo a permitir ao educando construir, dialógica e dialeticamente, não somente o seu conhecimento de mundo, mas, principalmente, a sua consciência crítica (os seus valores) e a sua forma de atuar no mundo (as suas atitudes).pt
dc.description.abstractOn starting from the assumption that textual production abilities must necessarily involve a three-legged language support that are linguistic or grammatical dimension, interactive dimension and mental one (such a dimension that enlarges itself proportionately people increment their school time) this research define his goals on characterizing students textual performance by analyzing their wrote productions. As a conclusion, we have found that failure of school textual production learning is due to the omission or failure of a systematic mental dimension language teaching. In the same way, it puts in evidence that full textual production teaching-learning process (and mental dimension in particular) be done in according to historical-social theories, by connecting the bakhtinian enunciatively perspective with vygotskian theoretical constructs, both perspectives realized under effective docent intermediations focused in Project Methodology and in its derivate intertransdisciplinarity principles in order to allowing students to achieve, in a dialogical and dialectical way, not only their knowledge but also their critical conscience and their proper manner of acting in life.en
dc.format.extent297 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectLanguage teachingen
dc.subjectMental dimension of languageen
dc.subjectLogic-semantic-cognitive aspects of languageen
dc.subjectTextual linguisticsen
dc.subjectEnunciatively linguisticsen
dc.subjectProject methodologyen
dc.subjectIntertransdisciplinarityen
dc.titleProdução textual e ensino: os aspectos lógico-semântico-cognitivos da linguagem e o desempenho discursivo escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_mca_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000216535-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.