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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102474
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGil, Célia Maria Carcagnolo [UNESP]-
dc.contributor.authorStadler, Rita de Cassia da Luz-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.available2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.issued2003-12-08-
dc.identifier.citationSTADLER, Rita de Cassia da Luz. Produção, leitura e compreensão do texto sala-de-aula. 2003. 218 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102474-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102474-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou investigar o processo de produção, leitura e compreensão do texto Sala-de-aula. Para sua efetivação, acompanhamos, durante um ano letivo, uma turma de alunos de 2ª série do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PR). Esse acompanhamento nos permitiu coletar dados para a organização do material documentário - relato de narrativas de vida dos participantes, registro das observações realizadas em sala de aula, diário de campo do pesquisador - o qual desencadeou o processo de reflexão. Desenvolvemos nossa reflexão tendo como suporte a teoria lingüística de Mikhail Bakhtin e as opções metodológicas - Estudo de caso, Paradigma indiciário e Pesquisa narrativa. Esse suporte teórico nos possibilitou reconhecer o Sala-de-aula como um texto polifônico, ou seja, no qual vozes se encontram, entrecruzam-se, chocam-se, demonstrando a relevância da interação dialógica que ocorre em cada aula. Para compreender o texto Sala-de-aula foi necessário ouvir estórias singulares, por serem elas reveladoras das ações atuais. A sala de aula é local de desvelamento de estórias, nele está presente o ser humano que é, por sua natureza social e histórica, ser narrativo. Sendo assim, todas as ações humanas são resultados de experiências partilhadas em nossos atos dialógicos. Essas ações, essas experiências não se efetivam sem a presença da linguagem. Ela esteve ali, a cada encontro, a cada contato humano, gesto ou olhar. Sendo o texto Sala-de-aula resultado de atos dialógicos, ou seja, atos entremeados de estórias, está recheado de linguagem, diríamos que é a linguagem a se materializar nessa produção. Esses atos dialógicos, todavia, representam apenas uma fração de uma corrente comunicativa, como se fora um elo, uma extensão de atos dialógicos anteriores...pt
dc.description.abstractThis research aimed at investigating the creation process, reading and comprehension of the text Sala de Aula (Classroom). To accomplish this objective, a class of junior high school students ( 2 grade) at the Federal Center of Technological Education (CEFET-PR) was observed during one academic year. Data to organize documentary material was collected from : life accounts of the participants, records of the notes taken in the classroom and evidences obtained during fieldwork. The linguistic theory developed by Mikhail Bakhtin provided the theoretical underpinnings upon which this research was carried out as well as the following methodological procedures: case study, evidential paradigm and narrative research. Such theory enabled us to see the text Sala de aula as polyphonic, that is, a text where different voices meet, intersect, clash, demonstrating thus how important and relevant interaction between students in each class is. A deep insight into the text in question was obtained by hearing singular stories that shed a great deal of light upon students' current attitudes. It is in human's nature, from a social and historical point of view, to be given to narrating stories which explains the fact that the classroom is the place where stories are told. Therefore, all human actions are the result of experiences shared in our interactions by means of language that makes itself present in each encounter, contact, action and look. The fact that the text Sala de aula is the product of interactions interspersed with stories entitles us to say that language materializes in this creative process. Such interactions, however, reveal only a small fraction of a communicative process, as if it were a link, an extension of past interactions and, consequently ...(Complete abstract, click electronic access below)en
dc.format.extent218 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSalas de aulapt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectClassroomen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectOral productionen
dc.titleProdução, leitura e compreensão do texto sala-de-aulapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filestadler_rcl_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000216504-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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