You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Rony Farto [UNESP]-
dc.contributor.authorManzoni, Rosa Maria-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:09Z-
dc.date.available2016-10-25T19:30:09Z-
dc.date.issued2007-02-27-
dc.identifier.citationMANZONI, Rosa Maria. Dissertação escolar: um gênero em discussão. 2007. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102475-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102475-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar a textualização das produções dissertativas escritas na escola, de concluintes do Ensino Médio e ingressantes no Ensino Superior. Pretende, portanto, estudar suas dimensões textuais e discursivas, detectando recorrências a partir das características típicas desse discurso para, então, indexarmo-las em um gênero textual. Em outros termos, esta pesquisa pretende caracterizar a dissertação escolar como uma das práticas efetivas de linguagem na escola e, por conseguinte, legitimá-la como um gênero discursivo. O tratamento das práticas de produção do texto dissertativo a partir da perspectiva do gênero elimina a artificialidade, até então peculiar a essa prática, e leva o aluno ao seu domínio, já que o gênero é objeto concreto de ensinoaprendizagem por estar diretamente relacionado com uma situação de comunicação autêntica. Como esta pesquisa qualifica o texto dissertativo escolar como a materialização de um gênero específico da esfera de comunicação escolar, pretende, ainda, servir como um ponto de partida e instrumento para proporcionar aos professores de língua portuguesa a elaboração de propostas metodológicas para o ensino da dissertação escolar como um gênero. Dessa forma, tais propostas visam a propiciar efetivamente a flutuação do gênero dissertativo escolar que existe na escola, hoje, para aquele gênero dissertativo escolar aceito e reconhecido socialmente, conforme as habilidades e competências previstas para o ensino Médio, as quais são definidas pelos teóricos e disseminadas nos documentos oficiais da Instituição Escola.pt
dc.description.abstractThis research has as objective to investigate the textualization of written argumentative essays of students who have finished Secondary School Education and have just started Higher Education. Thus, it intends to study such written compositions in their textual and discursive dimensions, observing recurrences of some typical characteristics of this discourse so that it can be possible to index them in a textual genre. In other words, this research intends to characterize the argumentative school essay as one of the effective language practices at school and, accordingly, define them as a discourse genre. The treatment of the text production practices from the genre perspective eliminates the artificiality, peculiar to this practice, and leads the student to its mastery, since the genre is a concrete object of the teaching and learning process and is directly related to an authentic communicative situation. As this study qualifies the school argumentative essay as the materialization of a specific genre of the school communication sphere, it still intends to work as a starting-point and an instrument to provide to teachers of Portuguese the creation of methodological proposals to the teaching of the school essay as a genre. So, such proposals aim to provide effectively the fluctuation from a non-standard school genre that exists at school nowadays to a standard school genre that is socially accepted and recognized according to the abilities and competences established to the Secondary School Education, defined by the theoreticians and spread by the official documents to the School Institution.en
dc.format.extent236 f. il. anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectProsa escolarpt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectTextual and discursive dimensionen
dc.subjectText production teachingen
dc.subjectSchool essayen
dc.subjectLanguage practicesen
dc.subjectDiscourse genresen
dc.subjectGenre fluctuationen
dc.titleDissertação escolar: um gênero em discussãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemanzoni_rm_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000502742-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.