Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102887
Título: 
Aplicação da metodologia da problematização em disciplinas de engenharia ambiental
Autor(es): 
Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • A metodologia da problematização é um método de ensino que torna a realidade profissional mais próxima dos alunos, enquadrando-se adequadamente em cursos de graduação que possuem forte caráter aplicado, como a Engenharia Ambiental. Em contrapartida, o ensino tradicional conduz a uma sistemática na qual o aluno é um agente passivo, e não o fator central no processo ensino-aprendizagem, acarretando baixa aprendizagem. Nesse contexto, a presente pesquisa foi proposta para verificar a seguinte hipótese: a metodologia da problematização promove a melhoria do processo ensino-aprendizagem de disciplinas de cursos de graduação em Engenharia Ambiental. Foi estabelecido como objetivo principal, avaliar o uso da metodologia da problematização em disciplinas de cursos de graduação em Engenharia Ambiental, por meio da resposta dos alunos em questionários ex-ante e ex-post fact e pela percepção do docente/pesquisador. Foram escolhidas três disciplinas, em dois cursos de Engenharia Ambiental, para aplicação da metodologia e avaliação de sua eficiência. Os resultados obtidos, pelas respostas dos alunos e pela análise do professor/pesquisador, demonstraram que a problematização promove melhoria do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a participação ativa dos alunos, por meio do estímulo do estudo e do raciocínio sistematizado, sendo um caminho para melhoria no ensino de Engenharia Ambiental.
  • Problem-based learning is a teaching method that brings professional reality closer to the students and is appropriate for use in undergraduate programs that have a strong applied aspect, such as environmental engineering. Traditional teaching leads to a process in which the student is a passive agent and is not the central factor in the teaching-learning process, thus compromising meaningful learning. In this context, the present study was designed to verify the following hypothesis: problem-based learning promotes improvement in the teaching-learning process in undergraduate Environmental Engineering courses. The main objective was to evaluate of the use of problem-based learning in undergraduate Environmental Engineering courses using students' responses to questionnaires administered before and after using the method, and the perception of the professor/researcher. Three courses in the Environmental Engineering program were chosen to apply the method and evaluate its effectiveness. The results obtained from the students' responses and the analysis of the professor/researcher showed that problem-based learning does promote improvements in the teaching-learning process, favoring the active participation of students through the stimulation of study and systematized reasoning, thus offering a possible path to improved teaching in Environmental Engineering.
Data de publicação: 
23-Set-2005
Citação: 
REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira. Aplicação da metodologia da problematização em disciplinas de engenharia ambiental. 2005. ix, 217 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005.
Duração: 
ix, 217 f. : il., grafs., tabs.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Geologia
  • Engenharia ambiental
  • Ensino-aprendizagem
  • Environmental engineering
  • Teaching-learning process
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/102887
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.