Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102887
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerri, Leandro Eugenio da Silva [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:32:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:31:04Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:32:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:31:04Z | - |
dc.date.issued | 2005-09-23 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Fábio Augusto Gomes Vieira. Aplicação da metodologia da problematização em disciplinas de engenharia ambiental. 2005. ix, 217 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2005. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/102887 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/102887 | - |
dc.description.abstract | A metodologia da problematização é um método de ensino que torna a realidade profissional mais próxima dos alunos, enquadrando-se adequadamente em cursos de graduação que possuem forte caráter aplicado, como a Engenharia Ambiental. Em contrapartida, o ensino tradicional conduz a uma sistemática na qual o aluno é um agente passivo, e não o fator central no processo ensino-aprendizagem, acarretando baixa aprendizagem. Nesse contexto, a presente pesquisa foi proposta para verificar a seguinte hipótese: a metodologia da problematização promove a melhoria do processo ensino-aprendizagem de disciplinas de cursos de graduação em Engenharia Ambiental. Foi estabelecido como objetivo principal, avaliar o uso da metodologia da problematização em disciplinas de cursos de graduação em Engenharia Ambiental, por meio da resposta dos alunos em questionários ex-ante e ex-post fact e pela percepção do docente/pesquisador. Foram escolhidas três disciplinas, em dois cursos de Engenharia Ambiental, para aplicação da metodologia e avaliação de sua eficiência. Os resultados obtidos, pelas respostas dos alunos e pela análise do professor/pesquisador, demonstraram que a problematização promove melhoria do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a participação ativa dos alunos, por meio do estímulo do estudo e do raciocínio sistematizado, sendo um caminho para melhoria no ensino de Engenharia Ambiental. | pt |
dc.description.abstract | Problem-based learning is a teaching method that brings professional reality closer to the students and is appropriate for use in undergraduate programs that have a strong applied aspect, such as environmental engineering. Traditional teaching leads to a process in which the student is a passive agent and is not the central factor in the teaching-learning process, thus compromising meaningful learning. In this context, the present study was designed to verify the following hypothesis: problem-based learning promotes improvement in the teaching-learning process in undergraduate Environmental Engineering courses. The main objective was to evaluate of the use of problem-based learning in undergraduate Environmental Engineering courses using students' responses to questionnaires administered before and after using the method, and the perception of the professor/researcher. Three courses in the Environmental Engineering program were chosen to apply the method and evaluate its effectiveness. The results obtained from the students' responses and the analysis of the professor/researcher showed that problem-based learning does promote improvements in the teaching-learning process, favoring the active participation of students through the stimulation of study and systematized reasoning, thus offering a possible path to improved teaching in Environmental Engineering. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | ix, 217 f. : il., grafs., tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Geologia | pt |
dc.subject | Engenharia ambiental | pt |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt |
dc.subject | Environmental engineering | en |
dc.subject | Teaching-learning process | en |
dc.title | Aplicação da metodologia da problematização em disciplinas de engenharia ambiental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | reis_fagv_dr_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000337097 | - |
dc.identifier.capes | 33004137036P9 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.