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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103136
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Milton Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorPeters, Carlos Eduardo Marotta-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:31:37Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:24Z-
dc.date.available2016-10-25T19:31:37Z-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifier.citationPETERS, Carlos Eduardo Marotta. A cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008). 2010. 258 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103136-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103136-
dc.description.abstractA pesquisa A cadeira de rodas de Stephen Hawking – religião, representação do Outro e da ciência nas escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI problematiza a inserção do discurso religioso nas escolas públicas de Penápolis e as representações de mundo ali produzidas. O trabalho analisa principalmente a construção da imagem negativa do outro em sala de aula com a utilização de estereótipos e a identificação de supostos inimigos da fé, como homossexuais, artistas e, principalmente, cientistas. O trabalho discute também as representações de ciência produzidas por diversos textos de teor religioso, os combates contra o evolucionismo de Charles Darwin e a legitimação do criacionismo como discurso explicativo verdadeiro. A base documental da pesquisa é composta por textos de conteúdo religioso, distribuídos e discutidos nas escolas, por questionários aplicados a docentes e discentes e por documentos institucionaispt
dc.description.abstractThe research Stephen Hawking’s wheelchair – religion, the representation of the Other and Science in public school in Penápolis at the turn of the 20th century discusses the insertion of religious discourse in public schools in Penápolis and the world representations produced there. The work mainly analyses the building of a negative image of the other in classrooms through the use of stereotypes and the identification of supposedly enemies to the faith, such as gays, artists and especially scientists. I also discuss the representations of science produced by several religious texts, the struggle against Charles Darwin’s evolutionism and the legitimization of creationism as the true explicative discourse. The documents analyzed consist of religious texts distributed and discussed in schools, surveys among teachers and students as well as institutional documentsen
dc.format.extent258 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectReligiãopt
dc.subjectSocial representation. engen
dc.subjectReligionen
dc.titleA cadeira de rodas de Stephen Hawking: religião, representação do outro e da ciência em escolas públicas de Penápolis na virada do século XX para o XXI (1990-2008)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepeters_cem_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000629429-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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