You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Célia Reis [UNESP]-
dc.contributor.authorRomanello, Jorge Luiz-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:31:42Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:24Z-
dc.date.available2016-10-25T19:31:42Z-
dc.date.issued2006-06-22-
dc.identifier.citationROMANELLO, Jorge Luiz. A natureza no discurso fotográfico da revista O Cruzeiro: paisagens e imaginários no Brasil desenvolvimentista 1954-1961. 2006. 251 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103174-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103174-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo as representações da natureza nas reportagens fotográficas da revista O Cruzeiro, entre 1954 e 1961. Integrando o conglomerado de empresas dos Diários Associados pertencente ao poderoso empresário Assis Chateubriand, durante a década de 1950, a revista O Cruzeiro foi o mais importante veículo de mídia do país. Utilizandose do fotojornalismo, uma linguagem moderna que privilegiava o movimento, baseada em uma diagramação dinâmica em que predomiva a quantidade de fotografias em relação ao texto, dispostas de forma a contar uma história, esse modelo facilitava consideravelmente sua leitura, o que permitia à revista atingir um público de mais de três milhões de leitores. A revista trouxe aos leitores brasileiros, imagens da geografia e dos costumes dos povos e terras estrangeiras e de praticamente todas as regiões brasileiras, projetando valores e anseios, alimentando com suas fotografias impressas, o imaginário da natureza. Momento de redefinição da identidade nacional e industrialização acelerada, a época estudada é caracterizada pelas mudanças nos hábitos de consumo do desenvolvimentismo, que o slogan 50 anos em 5 e a construção de Brasília sintetizam. Tratando-se de conceito complexo, Natureza configura-se numa definição que varia de cultura para cultura. A paisagem é sempre o fruto da relação do homem com meio e este trabalho dedica-se a entender as concepções de natureza que O Cruzeiro ajudou a forjar, que visões de mundo projetou através delas, os interesses políticos e econômicos envolvidos, além das estratégias utilizadas para isso.pt
dc.description.abstractThis work has as its main objective to present a study of nature representations in the photographic reports published in O Cruzeiro magazine, from the years 1954 to1961. Part in a conglomerate of diversified companies owned by the business magnate Assis Chateaubriand, O Cruzeiro was considered the most important news medium in the country, during the 1950s. Photojournalism was used as a new language which highlighted the movement, based on a dynamic diagramation where the number photographs excelled the amount of written texts; such an arrangement of photographs would tell the story. A typographical model such as this made reading easier and the magazine came to reach more than three million readers. As a very complex concept, nature by definition varies from culture to culture, where the landscape always represents the result of man's relationship with his surrounding environment. O Cruzeiro brought to the Brazilian readers images of the geography and costumes of foreign people and their lands, as well as images of practically every region of the country; projecting values and wishes, feeding the nature's imaginary of the readers with printed photographs. A process of national identity redefinition and fast industrialization, the years under study may be characterized by changes in consumerism habits and by a developmentism which could be synthesized in the slogan 50 years in five and in the construction of Brasilia. This work aims at understanding the concepts of nature that O Cruzeiro helped to create, the world visions which were projected through these concepts, the economical and political interests involved, as well as the strategies used for that.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent251 f. : il. + anexo.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFotografia documentariapt
dc.subjectFotografia na historiografiapt
dc.subjectFotojornalismopt
dc.subjectPhotojournalismen
dc.subjectPressen
dc.subjectLandscapesen
dc.subjectDevelopmentismen
dc.titleA natureza no discurso fotográfico da revista O Cruzeiro: paisagens e imaginários no Brasil desenvolvimentista 1954-1961pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileromanello_jl_dr_assis.pdf-
dc.identifier.aleph000507141-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.