Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Camargo, Célia Reis [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Romanello, Jorge Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:32:24Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:31:42Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:32:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2006-06-22 | - |
dc.identifier.citation | ROMANELLO, Jorge Luiz. A natureza no discurso fotográfico da revista O Cruzeiro: paisagens e imaginários no Brasil desenvolvimentista 1954-1961. 2006. 251 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2006. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/103174 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103174 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo as representações da natureza nas reportagens fotográficas da revista O Cruzeiro, entre 1954 e 1961. Integrando o conglomerado de empresas dos Diários Associados pertencente ao poderoso empresário Assis Chateubriand, durante a década de 1950, a revista O Cruzeiro foi o mais importante veículo de mídia do país. Utilizandose do fotojornalismo, uma linguagem moderna que privilegiava o movimento, baseada em uma diagramação dinâmica em que predomiva a quantidade de fotografias em relação ao texto, dispostas de forma a contar uma história, esse modelo facilitava consideravelmente sua leitura, o que permitia à revista atingir um público de mais de três milhões de leitores. A revista trouxe aos leitores brasileiros, imagens da geografia e dos costumes dos povos e terras estrangeiras e de praticamente todas as regiões brasileiras, projetando valores e anseios, alimentando com suas fotografias impressas, o imaginário da natureza. Momento de redefinição da identidade nacional e industrialização acelerada, a época estudada é caracterizada pelas mudanças nos hábitos de consumo do desenvolvimentismo, que o slogan 50 anos em 5 e a construção de Brasília sintetizam. Tratando-se de conceito complexo, Natureza configura-se numa definição que varia de cultura para cultura. A paisagem é sempre o fruto da relação do homem com meio e este trabalho dedica-se a entender as concepções de natureza que O Cruzeiro ajudou a forjar, que visões de mundo projetou através delas, os interesses políticos e econômicos envolvidos, além das estratégias utilizadas para isso. | pt |
dc.description.abstract | This work has as its main objective to present a study of nature representations in the photographic reports published in O Cruzeiro magazine, from the years 1954 to1961. Part in a conglomerate of diversified companies owned by the business magnate Assis Chateaubriand, O Cruzeiro was considered the most important news medium in the country, during the 1950s. Photojournalism was used as a new language which highlighted the movement, based on a dynamic diagramation where the number photographs excelled the amount of written texts; such an arrangement of photographs would tell the story. A typographical model such as this made reading easier and the magazine came to reach more than three million readers. As a very complex concept, nature by definition varies from culture to culture, where the landscape always represents the result of man's relationship with his surrounding environment. O Cruzeiro brought to the Brazilian readers images of the geography and costumes of foreign people and their lands, as well as images of practically every region of the country; projecting values and wishes, feeding the nature's imaginary of the readers with printed photographs. A process of national identity redefinition and fast industrialization, the years under study may be characterized by changes in consumerism habits and by a developmentism which could be synthesized in the slogan 50 years in five and in the construction of Brasilia. This work aims at understanding the concepts of nature that O Cruzeiro helped to create, the world visions which were projected through these concepts, the economical and political interests involved, as well as the strategies used for that. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 251 f. : il. + anexo. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Fotografia documentaria | pt |
dc.subject | Fotografia na historiografia | pt |
dc.subject | Fotojornalismo | pt |
dc.subject | Photojournalism | en |
dc.subject | Press | en |
dc.subject | Landscapes | en |
dc.subject | Developmentism | en |
dc.title | A natureza no discurso fotográfico da revista O Cruzeiro: paisagens e imaginários no Brasil desenvolvimentista 1954-1961 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | romanello_jl_dr_assis.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000507141 | - |
dc.identifier.capes | 33004048018P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.