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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Telles, João Antonio [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Garcia, Daniela Nogueira de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:32:45Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:32:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:32:45Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:32:28Z | - |
dc.date.issued | 2010-07-05 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes. Teletandem: acordos e negociações entre os pares. 2010. 290 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/103528 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103528 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda os temas e as características dos acordos e dos processos de negociações em teletandem, uma modalidade de tandem a distância por meio de conferências em áudio e vídeo via aplicativos como Windows Live Messenger, Skype ou ooVoo. Esta modalidade é apresentada pelo Projeto Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, um projeto temático de pesquisa educacional desenvolvido na UNESP. Nas sessões de teletandem, o aprender línguas é revezado por aprendizes que possuam objetivos e interesses que não precisam ser necessariamente os mesmos. É possível pensar que parte do sucesso ou insucesso do teletandem esteja intimamente relacionado aos processos de negociação que ocorrem entre os pares nas sessões, podendo levar a acordos ou, até mesmo, desacordos. Assim, reconheço papéis fundamentais nesta busca por um consenso e ajustes por meio das negociações nos processos de desenvolvimentos subsequentes das relações de aprendizagem. Busquei, nesta pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, observar características, assim como investigar questões, sob a perspectiva interpretativista da hermenêutica, que emergem nos processos de negociação entre os pares que utilizam a comunicação síncrona e assíncrona por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas, que acabam influenciando e refletindo no processo de aprendizagem, nos aprendizes e nos papéis a serem desempenhados pelos professores. Os dados foram coletados por meio de (1) e-mails trocados entre os próprios pares e entre os pares e professor-mediador, além (2) de gravações, em DVDs, das sessões de interação; (3) registros escritos das sessões de teletandem; (4) gravação das entrevistas entre os parceiros e a pesquisadora no ooVoo e (5) notas de campo no Laboratório de Teletandem na UNESPAssis. A análise dos dados revelou pouca habilidade dos parceiros de teletandem... | pt |
dc.description.abstract | This study focuses on the themes and characteristics of the agreements and negotiation processes in teletandem, a distance tandem modality by audio and video conferences with tools such as Windows Live Messenger, Skype or ooVoo. This modality is presented by Teletandem Brasil Project: foreign languages for all, an educational research project developed at UNESP. In teletandem sessions, the language learning process is shared by learners who have goals and interests which may not necessarily be the same. It is possible that what makes teletandem a successful or a not successful process may be closely related to the negotiation processes which happen between the partners in the sessions, and it can lead to agreements or even disagreements. So, I recognize some fundamental roles to reach a consensus and adjustments through negotiations in the subsequent developments of learning relationships. In this ethnographic qualitative research, I aim to observing characteristics as well as some investigating issues, from the hermeneutic interpretative perspective, that emerge in the negotiation processes between the partners who use synchronous and asynchronous communication with instant messaging tools and their influence and reflection on the learning process, on the learners and on the roles to be performed by professors. The data were collected from (1) emails exchanged between the partners and between partners and the mediator-professor; (2) DVDs interaction sessions recordings; (3) written teletandem sessions recordings; (4) recordings of some interviews between the partners and the researcher at ooVoo and (5) field notes taken at Teletandem Laboratory at UNESP- Assis. The data analysis revealed that teletandem partners have little ability when establishing contact and initial negotiations with the partners which can be justified by the new context (teletandem) also that... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 290 f : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Línguas - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Lingüística aplicada | pt |
dc.subject | Ensino à distância | pt |
dc.title | Teletandem: acordos e negociações entre os pares | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | garcia_dnm_dr_sjrp.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000623101 | - |
dc.identifier.capes | 33004153069P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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