You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGregolin, Maria do Rosário de Fátima Valencise [UNESP]-
dc.contributor.authorCarvalho, Conceição de Maria Belfort de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:32Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:32Z-
dc.date.issued2009-12-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Conceição de Maria Belfort de. A genealogia do patrimônio em São Luís: da Athenas a capital da diversidade. 2009. 150 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103556-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103556-
dc.description.abstractAnálise da produção de identidades em São Luís, Maranhão. Busca-se compreender, por meio da genealogia foucaultiana, como se constituiu, histórica e discursivamente, uma simultaneidade de identidades, que nomeiam, atualmente, a ―São Luís da diversidade‖, a partir do conceito de patrimônio cultural, edificado por várias práticas discursivas. Faz-se uma análise de diversos discursos, buscando a emergência de acontecimentos que os fabricaram e criaram São Luís como Athenas Brasileira, como Manchester do Norte, como Jamaica, e, atualmente, como diversidade (num espaço que reúne a multiplicidade, onde tudo acontece ao mesmo tempo, agora). O corpus assinala a longa duração histórica recortada nesta pesquisa (séculos XVIII-XXI). Em cada momento da irrupção do discurso de ―patrimônio‖ ele se materializa em textos e suportes de diferentes naturezas: livros e imprensa ilustram práticas discursivas que constroem a identidade de Athenas Brasileira (séculos XVIII-XIX); leis, documentos oficiais, documentos fotográficos registram o epíteto Manchester do Norte (início do século XX); várias mídias – impresso, outdoors, planfletos, busdoors – na atualidade, destacam uma simultaneidade de identidades. A pesquisa orienta-se pela proposta teórico-metodológica adotada pela Análise do Discurso de base foucaultiana, na direção que é dada no Brasil pelos trabalhos de Gregolin (2004), Sargentini e Navarro-Barbosa (2004), Fernandes (2007) e nas preocupações de um grupo de pesquisadores, que vêm, a partir da AD, pensando as identidades maranhenses (CRUZ, 2005; SANTOS, 2002; MATOS, 2002; CARVALHO, 2001). Para a constituição histórico-discursiva de uma ―São Luís da diversidade‖, a pesquisa parte da genealogia do conceito de patrimônio, destacando duas concepções que o performaram enquanto um elemento constitutivo de identidade: o patrimônio material...pt
dc.description.abstractAn analysis of the production of identifies in São Luís – Maranhão. This paper tries to understand, through the genealogy of Foucault, how a simultaneity of identities constituted itself, historically and discursively, which it is considered, nowadays, the ―São Luís of the Diversity‖, from the concept of cultural patrimony, constructed by several discursive practices. It is done an analysis of several discourses and so looking for the emergency of happenings which they fabricate, so creating São Luís like a Brazilian Athens, a Manchester of the North, id est a Jamaica; and for the present like a diversity (in a space which gets together the multiplicity; where everything happens at the same time, now). The corpus signs the long historical length performed in this field research (XVIII – XXI Centuries). In every moment of the irruption of the discourse of ―patrimony‖ it materializes itself into texts and supports of different natures: books and press illustrates discoursive practices which construct the identity of Brasilian Athens (XVIII – XIX Centuries); laws, official documents, photographical documents register the epithet Manchester of the North (beginning of the XX Century); several midia – printed, outdoors, pamphlets, birsdoars – nowadays, emphasize a simultaneity of identities. This paper guides itself to the theoretical methodological proposal adopted by the analysis of the discourse from Foulcantian basis, in that direction whide is given in Brazil by works of Gregolin (2004), Sargentini and Navarro-Barbosa (2004), Fernandes (2007) and also based upon the preoccupations of a group of researchers who come, since AD, considering the Maranhense identifies (CRUZ, 2005; SANTOS, 2002; MATOS, 2002; CARVALHO, 2001). To the construction of the historical – discoursive approach of a ―São Luís of the diversity‖, this perper departs from the genealogy... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent150 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectInterpretação do patrimônio natural e culturalpt
dc.subjectGenealogiapt
dc.subjectSão Luis (MA)pt
dc.subjectDiversidadept
dc.subjectMaterial and Immaterial Patrimonyen
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectGenealogyen
dc.subjectDiversityen
dc.titleA genealogia do patrimônio em São Luís: da Athenas a capital da diversidadept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarvalho_cmb_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000606999-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.