You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103565
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortina, Arnaldo [UNESP]-
dc.contributor.authorFreitas, Bruna Longo Biasioli de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:33Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationFREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas. 2012. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103565-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103565-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em traçar o perfil do leitor brasileiro de obras de terror durante o período de 1980 a 2007. Para isso, foi feito um levantamento por meio do Jornal do Brasil e do jornal Leia, em que foram elencados os oito livros mais vendidos da configuração discursiva do terror. O suporte teórico-metodológico utilizado para depreender o sentido de tais textos é a teoria semiótica greimasiana. De acordo com o senso comum, o terror é definido como um gênero ou um tema, no entanto, propõe-se, com este trabalho, que se trate de uma configuração discursiva, diferenciando o conceito de gênero, segundo Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontanille (1999) e Fairclough (2001), e o conceito de tema, segundo Fiorin (1989) e Greimas e Courtés (1979), da noção de configuração discursiva, proposta pela teoria semiótica. Assim, este estudo, que trata o terror como uma configuração discursiva, prevê analisar como os discursos são produzidos a fim de fazer surtir o efeito passional do medo no textopt
dc.description.abstractThis paper consists in drawing the profile of the Brazilian reader of terror opus during the period from 1980 to 2007. For this, a survey was made throught Jornal do Brasil and journal Leia, in wich were listed the eight best-sellling books of terror discursive configuration. The theoretical-methodological support used to deduce the meaning of such texts is Greimas´s semiotics theory. According to common sense, terror is defined as a gender or a theme, however, with this stydy, it is proposed that it is a discursive configuration, distinguishing the concept of a gender, according to Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Fontanille (1999) and Fairclough (2001), and the concept of theme, according to Fiorin (1989) and Greimas e Courtés (1979), of the notion of discursive configuration proposed by semiotics theory. Thus, this study, wich deals with terror as a discursive configuration, provides to examine how discourses are produced to result in the passional effect of fear in the texten
dc.format.extent236 f. : gráf.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectFicção gótica (Gênero literário)pt
dc.titleUm olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefreitas_blb_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000703094-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.