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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103566
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dc.contributor.advisorCortina, Arnaldo [UNESP]-
dc.contributor.authorPimentel, Marília Lima-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:32:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z-
dc.date.available2016-10-25T19:32:33Z-
dc.date.issued2012-08-23-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Marília Lima. Livros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivas. 2012. 125 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103566-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103566-
dc.description.abstractO presente trabalho procura examinar algumas obras de autoajuda adaptadas ao público infantojuvenil, tendo como base para a análise também as obras publicadas para aos adultos. Propõe-se neste estudo uma análise comparativa entre os livros originais e suas respectivas adaptações, totalizando sete obras. Nosso objetivo é explicitar as estratégias linguísticos-discursivas nos livros para o público adulto e suas adaptações. Para fundamentar a análise, fez-se um levantamento da história da literatura infantojuvenil e o dos livros de autoajuda. Nortearam esta pesquisa alguns princípios teóricos de discurso e enunciação na perspectiva da semiótica greimasiana, alguns enfoques da teoria bakhtiniana de gênero relacionada com a greimasiana, bem como determinados aspectos dos estudos da Nova Retórica. Com isso, esperamos delinear a imagem de enunciatário projetada nos livros estudados. Assim, as versões para jovens e crianças examinadas têm o objetivo de prepará-los para lidar com as dificuldades da vida adulta, tais como, desenvolver a inteligência financeira, aprender a lidar com mudanças, ser empreendedor, dentre outras competênciaspt
dc.description.abstractThe present thesis aims at examining some self-help works adapted to children\teenagers readers, establishing as a parameter of analysis the adult books they were adapted from. A comparison between the original adult works and their children\teenagers adaptation is proposed, for which seven books were analyzed. Our aim is to headlight the linguistic- discursive strategies handled to adapt the adult books into children/teenagers books. In order to underlie the analysis, a study of the children\teenagers literature history and self help books composition was carried out. Some discourse and enunciation theoretical principles in a greimasian semiotic perspective guided this research, as well as gender related bakhtinian and greimasian theory. Some New Rhetoric aspects were also dealt with. As a result, we hope to portrait the discursive image projected by the books studied. As a conclusion, the analyzed children\teenagers versions have as an aim to get the children and youngsters ready to deal with adult life challenges they will face in the future, such as: to develop financial intelligence, to learn how to absorb changes, to develop enterprising spirit, among other abilitiesen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent125 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectLiteratura - Adaptaçõespt
dc.subjectLiterature - Adaptationspt
dc.titleLivros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepimentel_ml_dr_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000705646-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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